• Matéria: Português
  • Autor: GabyNogueiraEstudos
  • Perguntado 6 anos atrás

5 Leia o texto abaixo:Por que a ida é sempre mais demorada que a volta?Essa sensação acontece com todo mundo que viaja – desde que tenham sido feitos trajetos idênticos, na mesma velocidade, em sentidos opostos. Isso porque o nosso cronômetro interno não funciona com perfeita regularidade e muitas vezes engana a noção de tempo. As estruturas neurais que controlam a percepção temporal estão localizadas na mesma área do cérebro que comanda a nossa concentração. Isso significa que, se a maior parte dessa área estiver voltada a prestar atenção no caminho, nas placas e na paisagem, não conseguimos nos concentrar no controle de tempo. E aí não saberemos quanto tempo, de fato, a viagem levou.Na ida, a descoberta de novos lugares influi na percepção de distância, e achamos que estamos demorando mais. Nossa preocupação é: “Quando vamos chegar?” Na volta, com o caminho já 36Língua Portuguesa – Anos Finais do Ensino Fundamental - Prova Brasil - 2009conhecido, a concentração se dispersa e a percepção de tempo é alterada para menos, dandoa impressão que o trajeto passou mais depressa. Rafael Tonon Fonte: Revista Superinteressante - Edição 241 - Julho de 2007, pág. 50. 24.O texto acima permite concluir que a sensação de que a ida é sempre mais demorada que a volta, se deve: *
1-À distância existente entre o ponto de saída e o ponto de chegada.
2-Ao tempo gasto no trajeto.
3-À concentração que não se situa na mesma área cerebral da percepção de tempo.
4- Ao funcionamento irregular do “cronômetro interno” dos seres humanos.


GabyNogueiraEstudos: help me

Respostas

respondido por: KorJad
8
  • O funcionamento irregular do “cronômetro interno” dos seres humanos, faz com que não nos concentremos na contagem do tempo na volta de na viagem.

  • O tempo que gastamos em uma viagem varia na nossa percepção, depende da maneira que nos comportamos na viagem, das expectativas, concentração e contagem do tempo. O texto aborda isso.

Interpetação do texto de Rafael Tonon

  • Em texto de Rafael Tonon, publicado na Revista Superinteressante, edição 241/ julho de 2007, pág 50, aborda a sensação de que em uma viagem, é sempre mais demorada na ida do que na volta.

  • Segundo o autor, isso ocorre porque o cronômetro interno das pessoas, não tem funcionamento regular e muitas vezes engana a respeito da noção de tempo.

O que faz pensarmos que a ida demora mais que a volta,nas viagens.

  • As estruturas dos nervos que controlam a percepção do tempo estão localizadas na mesma área de comando da concentração.

  • Então, se a pessoa se prende em placas e tem a expectativa de chegada, a viagem parece demorar mais, enquanto na volta parece demorar menos, porque acabou a expectativa e o caminho também já é conhecido, a pessoa dispersa e não tenta controlar o tempo.

Vamos à questão:

" Resposta:"

Analisadas as alternativas apresentadas, concluiu-se que a resposta é.

  • 4- Ao funcionamento irregular do “cronômetro interno” dos seres humanos.

Finalizamos a tarefa! Bons estudos!

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/1888303

Anexos:
Perguntas similares