Respostas
Resposta:
Por que não há nenhum país no continente da America Do Sul maior que o Brasil
Explicação:
Resposta:
Por que o Brasil é o único país Gigante na América do Sul.
Explicação:
O Brasil é considerado um país com dimensões continentais, pois apresenta extensão territorial de 8.514.876 Km2. Sua área corresponde a, aproximadamente, 1,6% de toda a superfície do planeta, ocupando 5,6% das terras emersas do globo, 20,8% da área de toda a América e 48% da América do Sul. É o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios do Rússia, Canadá, China e Estados Unidos, respectivamente.
A grande extensão territorial do Brasil proporciona ao país uma enorme diversidade de paisagens, climas, topografia, fauna e flora. Está localizado na América do Sul, e faz fronteira com quase todos os países do continente, exceto Chile e Equador.
Sua imensa área é divida em 26 Estados e 1 Distrito Federal, divididos em 5 Regiões. As Regiões e os respectivos Estados integrantes são:
Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Território brasileiro
O território brasileiro está localizado a oeste do meridiano de Greenwich, portanto sua área está localizada no hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério setentrional e 93% localizado no hemisfério meridional. Cortado ao sul pelo trópico de Capricórnio, apresenta 92% do território na zona intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio), os 8% restantes estão na zona temperada do sul (entre os trópicos de Capricórnio e o círculo polar Antártico).
A área que corresponde ao Brasil apresenta 4.319,4 Km de distância no sentido leste - oeste, os extremos são a Serra Contamana, a oeste, com longitude de 73°59’32”; e Ponta do Seixas, a leste, com longitude 34°47’30”. Os extremos no sentido norte-sul apresentam 4.394,7 Km de distância e são compostos pelo Monte Caburai, ao norte do território, com latitude 5°16’20”; e Arroio Chuí, ao sul, com latitude 33°45’03”.