complete a cruzadinha:
a) em 1976, a segunda esposa de Juan Domingo Perón e vice-presidente, Isabel Perón , foi _________ por um golpe militar.
b) durante a ditadura na Argentina, o governo se envolveu em uma guerra com a ___________pela posse das ilhas Malvinas.
c) o exército chileno se opôs ao governo de Salvador Allende, alegando ser contra as políticas governamentais de cunho _________.
d) grande parte das ditaduras que ocorreram na america latina justificou suas ações afirmando proteger o sistema ______.
e) uma das primeiras medidas tomadas pelo ditador uruguaio e o João bordaberry ,após o golpe militar foi o fechamento do congresso e do __________ , em 1973.
f) no Uruguai da década de 1950, um dos movimentos de esquerda mais expressivos de oposição ao governo foi o grupo ________.
g) uma das características da ditadura militar na Bolívia foi a destituição dos direitos civis no governo de __________.
h) uma das ditaduras mais longas da América Latina ocorreu no __________, sob o governo de Alfredo Stroessner .
Respostas
Resposta:
a) deposta
b) Inglaterra
c) capitalista
d) militarista
e)
f)tupamaro
g) hugo banzer
h) paraguai
to fazendo agr, pode estar errado mas ja ajuda
Sobre a Cruzadinha de Ditaduras Militares:
- A) Deposta
- B) Inglaterra
- C) Socialista
- D) Capitalista
- E) Senado
- F) Tupamaros
- G) Hugo Banzer
- H) Paraguai
Análise sobre as questões das Ditaduras Civis Militares
A) Isabel Perón
Isabel se juntou ao seu marido para as campanhas presidenciais, ele de presidente e ela de vice. O casal saiu vencedor, e após a morte de seu marido, Isabel Perón se tornou a primeira mulher presidente da Argentina.
Porém, em 24 de março de 1976, sofreu um golpe de Estado dos militares e perdeu o cargo.
B) Ilhas Malvinas
Durante a ditadura de Leopoldo Galtieri foi realizada uma guerra contra a Grã-Bretanha, ao mando do ditador, pela posse da ilha que estava sob domínio inglês.
C) Salvador Allende
Salvador Allende foi um presidente chileno, criador do Partido Socialista do Chile, que conseguiu promover o fim dos latifúndios chilenos e realizar a reforma agrária em seu país. O que reergueu a economia.
Porém essas práticas irritaram a classe alta da sociedade chilena e Allande só governou durante os anos de 1970 até sua morte em 1973, em ocasião de um ataque ao prédio presidencial a mando do general Pinochet, com apoio civil da alta sociedade chilena.
D) Medo do Comunismo
A maioria das ditaduras irão acontecer por incentivo dos Estados Unidos com a implantação da Doutrina Nacional de Segurança, onde os soldados irão ser doutrinados para combater um inimigo comum: o "comunismo".
Tal ameaça era inexistente e os golpes militares se justificavam para maior controle imperialista estadunidense em território no qual os norte-americanos chamavam de "nosso quintal", a América Latina.
E) Fechamento do Congresso e do Senado
Durante as ditaduras, umas das primeiras coisas que se faziam era o fechamento do Congresso e Senado. Os direitos políticos eram extintos, juntamente dos partidos. Desse modo, a única coisa que prevalecia no poder era o militarismo.
F) Tupamaros
Os Tupamaros, ou Movimento de Libertação Nacional, foi um grupo marxista-leninista que lutou bravamente contra o sistema ditatorial uruguaio.
Seus membros foram duramente oprimidos, caçados, torturados e assassinados. Um de seus membros anos após o governo ditatorial será eleito democraticamente presidente do Uruguai, o José Mujica.
G)Hugo Banzer
Foi no governo ditatorial de Hugo Banzer que ficou marcado pela perda dos direitos civis e inclusive dos direitos humanos. As camadas populares se juntaram e criaram um movimento clamando por "verdade, memória e justiça".
H) Ditadura Paraguaia
A ditadura paraguaia, sob o governo antidemocrático de Alfredo Stroessner, entre as ditaduras latino-americanas, foi a que mais perdurou. Seu regime anti democrático durará de 1958 a 1989 (35 anos).
Saiba mais sobre "Ditaduras" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49592646
#SPJ3