• Matéria: História
  • Autor: reynaldolima789
  • Perguntado 6 anos atrás

A Era Vargas foi um momento de definição e construção da cultura nacional. O empenho do governo em decidir o que faria parte da cultura brasileira e o que seria descartado pode ser observado nas mais distintas esferas. Esse período é marcado por diversas ações que tinham como objetivo a construção de um exacerbado nacionalismo, a definição do “espírito” do povo brasileiro. Com base nestas informações, assinale a alternativa CORRETA que apresente a função do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) no governo do Estado Novo:
a) Construir e difundir uma imagem paternalista de Getúlio Vargas, enaltecendo-o como o “pai dos pobres” e grande líder das massas.
b) Criar mecanismos de controle das informações vindas da Europa, trazidas por membros dos partidos de viés autoritário (nazista alemão e fascista italiano), opositores do regime de Getúlio Vargas.
c) Construir e difundir uma imagem negativa de Getúlio Vargas, enaltecendo o caráter autoritário do presidente.
d) Construir redes de trocas de informações democráticas, que tivessem a liberdade de expressão como princípio.
e) Criar uma rede de imprensa livre para informar os brasileiros dos principais acontecimentos do Brasil e do exterior.

Respostas

respondido por: aylagiulia
9

Resposta:

Alternativa A) Construir e difundir uma imagem paternalista de Getúlio Vargas, enaltecendo-o como o "pai dos pobres" e grande líder das massas.

Explicação:

O DIP era uma ferramenta para censurar as informações veiculadas à população que fossem contra o presidente ou contra sua ditadura. Nessa época foi criado a "Hora do Brasil" para realizar a propaganda do governo e notícias nacionais.

Perguntas similares