A ética e a política foram tratadas como sinônimo para os gregos, isto é, havia inseparabilidade entre ética e política. Para os gregos era inadmissível que um governante não fosse um virtuoso, justo e que decidisse em favor da coletividade. A separação entre ética e política se iniciou com Maquiavel e se acentuou na modernidade. Essa construção histórica entre ética e política desemboca na condição contemporânea marcada pela dissociação (realizada pelo senso comum) entre ética e política. De acordo com a relação entre ética e política é correto afirmar: Escolha uma: a. A consolidação da democracia depende do compromisso social das instituições e dos sujeitos com os princípios éticos do respeito as diferenças, pelo reconhecimento do outro, pelas garantidas da dignidade, pela justiça e pela solidariedade. A atividade política por excelência deve primar pelo bem público. b. As regras do jogo político não permitem que certos preceitos e valores éticos sejam respeitados. Por isso, os campos da ética e da política são distintos e não é possível estabelecer relação entre ambos. c. No Brasil o campo político é reconhecido pelo senso comum como um espaço marcado pela corrupção e pelo descompromisso com os bens sociais e coletivos. No entanto, a corrupção não é sistêmica e não atinge outras esferas da vida. Nos demais espaços sociais, o Brasil é justo e correto, não suportando comportamentos antiéticos. d. A democracia é um regime político que reconhece o conflito e trabalha politicamente por meio de suas instituições. Como forma política a democracia se consolida pela educação de seu povo. No aspecto de sua organização não precisa da ética, pois, as suas instituições são justas, infalíveis e incorruptíveis. Por isso, na sociedade globalizada não é necessário a ética na vida política.
Respostas
Sobre a relação entre ética e política é correto o que se afirma em: Alternativa A:
A consolidação da democracia depende do compromisso social das instituições e dos sujeitos com os princípios éticos do respeito as diferenças, pelo reconhecimento do outro, pelas garantias da dignidade, pela justiça e pela solidariedade. A atividade política por excelência deve primar pelo bem público.
b) Incorreta: A relação entre ética e política sempre foi um tema incontornável por uma razão essencial: ambas, pelo menos em seu sentido filosófico e de sua própria identidade, tendem para o mesmo fim: o bem.
c) Incorreta: a corrupção sim é sistêmica e atinge quase todas as esferas da vida. Em muito espaços sociais, o Brasil não é justo ou correto, e suporta muitos comportamentos antiéticos.
d) Incorreta: A democracia não apenas como sistema político, mas também como sistema de valores, é por isso que precisa da ética, para garantir que as instituições sejam justas, infalíveis e incorruptíveis.