4- Assinale a alternativa abaixo que NÃO representa uma das características gerais da hidrografia brasileira. * 7 pontos a) A maior parte dos rios brasileiros é abastecida por um regime pluvial, praticamente não havendo indícios de regimes de abastecimento nivais ou glaciais. b) A maioria dos rios do Brasil é perene e a minoria é intermitente. c) A hidrografia brasileira é rica em rios e pobre em lagos. d) Os rios do Brasil são exorreicos e deságuam quase sempre no Oceano Atlântico. e) Alguns rios brasileiros são muito usados para a navegação, a exemplo do Rio Amazonas.
Respostas
Resposta:
letra e)Alguns rios brasileiros são muito usados para a navegação, a exemplo do Rio Amazonas.
Explicação:
acabei de fazer e tava certo
Resposta: Letra (e)
Explicação: a) Verdadeiro – O regime de abastecimento dos rios brasileiros é marcadamente pluvial, ou seja, ocorre através das águas das chuvas. Apenas o Rio Amazonas nasce a partir do derretimento da neve (regime nival) na Cordilheira dos Andes, mas a maior parte de suas águas é oriunda de outros rios que são abastecidos pelas águas das chuvas. Além disso, não há no Brasil a ocorrência de abastecimento de rios por geleiras (origem glacial).
b) Verdadeiro – A maior parte dos rios brasileiros é perene, ou seja, caracteriza-se por serem rios duradouros, que nunca secam mesmo nos tempos de seca. Apenas alguns rios do Nordeste são intermitentes, ou seja, secam em um determinado período do ano.
c) Verdadeiro – Em razão das estruturas geológicas e superficiais do relevo brasileiro, basicamente não se registra a presença de grandes lagos no país. Além disso, dentre os que existem, quase todos são de origem oceânica.
d) Verdadeiro – Os rios brasileiros são sempre exorreicos, ou seja, deságuam no oceano, para fora do continente. Além disso, em virtude das condições geológicas do continente sul-americano, praticamente não há rios que deságuam no Oceano Pacífico. Mesmo aqueles rios que se direcionam para o oeste acabam desaguando em outro rio que segue rumo ao Oceano Atlântico.
e) Falso – Apesar do grande potencial hidroviário do país, não existe no Brasil uma política de aproveitamento dos cursos d’água para transporte e locomoção.
Espero ter ajudado. Bons estudos!