ARTE EGÍPCIA a) Localização geográfica do Egito; b) Arquitetura; c) Pintura; d) Escultura; e) Principais características de cada segmento e materiais utilizados.
Respostas
Resposta:
A) Localizado na porção nordeste do continente africano, na região denominada África Mediterrânea, o território do Egito possui fronteira terrestre com a Ásia.
B) Arquitetura do Egito Antigo é a arquitetura de uma das civilizações mais influentes ao longo da história, que desenvolveu uma vasta gama de estruturas diversas e grandes monumentos arquitetônicos ao longo do Nilo, incluindo pirâmides e templos, no período entre 4 000 e 30 a.C. Os egípcios demonstram nas suas
C) O faraó contratava artistas para desenhar e pintar nas paredes das pirâmides, que viriam a ser os seus túmulos. Essas pinturas detalhavam a vida deles e seu entorno, de modo que essa arte registra parte da história do Egito. Assim, o faraó era sempre o maior dentre as figuras representadas numa pintura
D) As esculturas do Antigo Egito foram demarcadas na antiguidade sobretudo pelas esculturas de grandes dimensões associadas à arquitetura, pelo relevo descritivo (hieróglifos), pelo busto e pela estatuária de pequenas dimensões onde dominam não só as representações de deuses e faraós, como também de animais.
E)Características
Arquitetura: a simplicidade nas formas, aspecto maciço e pesado, predominância de superfícies sobre os vazios, policromia.
Materiais: Os principais materiais utilizados na construção na arquitetura eram o calcário, granito, basalto, argamassa e tijolos de barro cozido. Como eles não possuíam ferramentas de ferro, usavam ferramentas de cobre e pedra cortada para recortar os blocos nas pedreiras.
Pintura: A lei da frontalidade é a característica mais marcante na pintura egípcia. Essa regra determinava que o tronco das pessoas deveria ser representado de frente, enquanto a cabeça, pernas e pés exibidos de perfil. Os olhos também são retratados de frente.
Materiais: Usavam materiais da natureza, como pó de minérios, para fazer as pinturas.
Esculturas: As esculturas egípcias deviam seguir rigorosos parâmetros. Cada parte do corpo tinha de ter determinado tamanho e proporção, com os ombros e o rosto voltados para o espectador. Outra característica é que os escultores egípcios não podiam colocar seus nomes nas obras, de forma que, hoje, não se tem ideia de quem os fez.
Materiais: Para a composição das obras, os principais materiais utilizados eram mármore, bronze, pedra, madeira, terracota, ouro e prata.
Explicação:
Confia
Resposta:
Explicação:
A) LOCALIZAÇÃO:Situado ao nordeste da África, o Egito, ao norte, é cercado pelo mar Mediterrâneo, ao sul pelas cataratas do rio Nilo na Núbia (Sudão), a oeste pelo deserto da Líbia e ao leste faz fronteira com o Mar Vermelho.
B) ARQUITETURA;A arquitetura deste período reflete a funcionalidade, o que lhe conferia solidez e durabilidades incomparáveis para época.
As pirâmides do deserto de Gizé são as obras arquitetônicas mais famosas da arquitetura egípcia. É também na região de Gizé que se localiza a esfinge mais famosa, a Grande Esfinge de Gizé.
C) PINTURA;O faraó contratava artistas para desenhar e pintar nas paredes das pirâmides, que viriam a ser os seus túmulos. Essas pinturas detalhavam a vida deles e seu entorno, de modo que essa arte registra parte da história do Egito.
D) ESCULTURA:A maior parte das esculturas do Egito Antigo são representações dos faraós e dos deuses, apresentados em formas frontais, estáticas e sem qualquer expressão facial.
As esculturas dos faraós eram representadas sempre na mesma posição: homem de pé e com o pé esquerdo a frente, homem sentado de pernas cruzadas ou sentado com a mão esquerda apoiada na coxa.
E) As tintas utilizadas nessas pinturas eram extraídas na natureza:
Preto (kem): associado à noite e à morte, a cor preta era obtida do carvão de madeira ou de pirolusite (óxido de manganésio do deserto do Sinai).
Branco (hedj): extraído do cal ou gesso, o branco simbolizava a pureza e da verdade.
Vermelho (decher): representava a energia, o poder e a sexualidade e era encontrado em substâncias ocres.
Amarelo (ketj): estava associado à eternidade e era extraído do óxido de ferro hidratado (limonite).
Verde (uadj): simboliza a regeneração e a vida e era obtido da malaquite do Sinai.
Azul (khesebedj): extraído do carbonato de cobre, o azul estava associado ao rio Nilo e ao céu.