ARTE ROMANA a. Localização geográfica de Roma. b. Arquitetura (Características e principal monumento construído); c. Pintura (Características; onde mais aparecem; cores usadas e o que representavam); d. Escultura (Características; o que mais esculpiam; principais mestres da escultura romana); e. Teatro (Principais tipos de peças teatrais e seus criadores).
Respostas
Resposta:
Explicação:
A) LOCALIZAÇÃO:Roma situa-se na Península Itálica, uma longa faixa de terra, em forma de bota, que avança pelo mar Mediterrâneo. A península é atravessada pela cadeia montanhosa dos Apeninos e ao norte é limitada por um conjunto de montanhas, os Alpes; a leste é banhada pelo mar Adriático, a oeste, pelo mar Tirreno; e ao sul, pelo mar Mediterrâneo.
B) ARQUITETURA; Na arquitetura romana tem destaque a construção de portais, aquedutos, prédios, monumentos e templos. Eles foram erigidos com praticidade e inovação, como no caso do uso do arco e da abóbada nas construções. Vale lembrar que os monumentos tinham o objetivo de homenagear os seus mecenas.
C) PINTURA:As pinturas romanas eram realizadas em murais (afrescos) e possuíam tridimensionalidade. Os materiais utilizados variavam de metais em pó, vidros pulverizados, substâncias extraídas de moluscos, pó de madeira e até seivas de árvores.
Além dos afrescos, encontramos mosaicos romanos por todas as partes do Império. Eles variam de modelos contemplativos de tesselas brancas e negras até as composições figurativas de várias cores.
D) ESCULTURA:As esculturas e relevos escultóricos costumavam adornar os prédios públicos e privados. Elas primavam pelo realismo e ocupavam espaços especiais em obras arquitetônicas, enriquecendo e complementando-as.
E) TEATRO; teatro romano é uma construção típica do Império Romano, generalizada por todas as províncias do império, e que tinha a finalidade de servir para a interpretação de peças teatrais do período clássico.