análise SWOT (sigla de quatro palavras em inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats) surgida na década de 1960 por acadêmicos as Stanford Research Institute é um instrumento voltado para a identificação das questões inerentes ao ambiente de negócios e à aptidão da empresa para lidar com as mesmas, conforme sua capacidade estratégica.”
ARAUJO, Luis César G. et al. Ações estratégicas: desafios e caminhos para a gestão contemporânea. São Paulo: Atlas, 2013. p. 120.
A respeito de que como proceder com a análise SWOT com eficácia sobre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, analise as afirmativas a seguir e assinale
Respostas
Resposta:
faltou colocar as afirmativas
Resposta:
Resposta correta: V, V, F, F.
Explicação:
As alternativas eram:
I. ( ) Forças: são as características positivas internas, como habilidades, recursos, know-how, equipes, domínio de tecnologias avançadas e disponibilidade de recursos em caixa, que ajudam a atingir as metas.
II. ( ) Fraquezas: são as características negativas internas da organização, como falta de capacidade de adaptação às mudanças, estrutura interna burocratizada e concentração excessiva de trabalhadores em final de carreira, que podem prejudicar a realização dos objetivos.
III. ( ) Ameaças: são as características identificadas no ambiente externo favoráveis, mas, ainda assim, fora do controle da organização, que podem, entretanto, de alguma forma, ser acessadas pela mesma.
IV. ( ) Oportunidades: são características negativas presentes no ambiente externo, também fora do controle da organização, que podem prejudicar a execução dos planos e o atingimento das metas e dos objetivos estabelecidos.
Feedback da resposta: Resposta correta. As afirmativas I e II são verdadeiras, pois está correto o conceito das forças e fraquezas, olhando para o ambiente interno. As afirmativas III e IV são falsas, pois estão invertidos os conceitos das características do ambiente externo favorável: é oportunidade, não ameaça. O conceito que traz do ambiente externo como algo negativo é ameaça, não oportunidade.