Respostas
Resposta:
A principal razão desses conflitos foi a punição dos dois oficiais do exército, Sena Madureira e Coronel Cunha Matos. Punidos por denunciar casos de corrupção pela imprensa e por se manifestar publicamente a favor da abolição.
A principal razão entre o conflito de militares e a monarquia, aconteceu devido a uma disputa de poder entre os dois, uma vez que a instituição militar havia ganho muito prestígio entre a sociedade pós guerra do Paraguai, nesse sentido os militares buscavam ter uma maior participação nas decisões governamentais, algo que não agradava o Império Brasileiro.
Nesse sentido, a principal razão dos conflitos era a disputa por poder, em que o exército queria um maior protagonismo nas decisões do país e melhores condições para exercerem seus trabalhos.
Fortalecimento do Exército Brasileiro:
Antes da Guerra do Paraguai, o exército brasileiro era pouco desenvolvido e era uma área desprestigiada tanto pelo governo, como pela população em geral.
Depois da vitória brasileira na guerra, o exército passou a atrair atenção de vários setores da sociedade, de modo que os militares começaram uma campanha por melhores salários, valorização da carreira e participação no governo.
Porém, nenhum desses pedidos foi atendido pelo Império Brasileiro, no ano de 1883, o clima de disputa entre as duas instituições aumentou, quando um grupo de oficiais criticou publicamente o governo por um projeto de revisão de aposentadoria dos militares, o Imperador teve que voltar atrás mediante as críticas, entretanto proibiu membros do exército de usarem os meios de comunicação para atacar o Império.
Leia mais sobre Segundo Reinado em: https://brainly.com.br/tarefa/114