Respostas
Resposta:
O Levante, Rebelião ou Guerra dos boxers, chamado também de Movimento Yihetuan, foi um movimento popular antiocidental e anticristão na China.
Resposta:
chamado também de Movimento Yihetuan, foi um movimento popular antiocidental e anticristão na China. Os broxers eram chineses praticantes de artes marciais, que acreditavam que teriam uma imunidade mágicas às balas estrangeiras.
o movimento começou na província de Shandong e teve suas raízes na pobreza rural e no desemprego, cuja responsabilidade era atribuída às importações do Ocidente. o movimento ainda foi apoiado pela imperatriz Cixi (tseu-hi) eu alguns governadores de províncias.
Em 17 de junho de 1900 os boxers cercaram as legações diplomáticas estrangeiras em Beijing por dois meses.
Para sufocar a rebelião, organizou-se uma força internacional colonialista (Aliança das Oito Nações), composta de 20 mil soldados russos, americanos, britânicos, franceses, japoneses, alemães, do Império Austro-Húngaro e italianos, que foi enviada para ocupar a sede imperial, onde penetrou a 14 de Agosto de 1900, rendendo, ocupando e saqueando a capital.
As forças estrangeiras impuseram pesadas indenizações em dinheiro, além de maiores direitos sobre a China. A monarquia salvou-se aceitando a liquidação das sociedades secretas, o pagamento de uma indenização de guerra.
Depois dessa aberta e brutal intervenção militar, o outrora orgulhoso Império Celestial definitivamente tornou-se a "colônia de todas as metrópoles". os colonialistas obrigaram a que fossem chineses os carrascos que executaram as sentenças de morte dos principais líderes da rebelião. O levante fez com que aumentasse a interferência estrangeira na China.