• Matéria: Física
  • Autor: Tainara00318
  • Perguntado 6 anos atrás

preciso das respostas dessas duas perguntas por favor é pra hoje...
grata..​

Anexos:

Respostas

respondido por: kazaki77
1

1 ) O primeiro LASER (sigla em inglês para “amplificação da luz por emissão estimulada de radiação”) foi fabricado no início dos anos 1960, mas a possibilidade teórica do seu fabrico surgiu num artigo de Einstein publicado em 1916. As aplicações em tecnologia dos lasers são hoje inúmeras (desde leitores de CDs e de código de barras, na medicina, corte laser, etc).

Uma aplicação muito atual da teoria da relatividade liga-se ao correto funcionamento do GPS (Sistema de Posicionamento Global). Os dados enviados para os aparelhos de GPS baseiam-se essencialmente em distâncias e tempos. Os relógios atómicos presentes nos satélites sofrem efeitos devidos ao campo gravitacional (o tempo “passa mais rápido”, adiantamento de 45 microssegundos) e à velocidade do satélite (o tempo “fica mais lento”, atraso de 7 microssegundos). Sem a correção, cujo cálculo depende das teorias da relatividade geral e restrita, o GPS poderia apresentar um erro de aproximadamente 11 mil metros por dia.

2 )

Os buracos de minhoca podem ser visualizados como túneis com duas saídas que separam pontos distintos do espaço-tempo, ou seja, diferentes localizações ou diferentes pontos do tempo. De acordo com as equações, esses pontos podem tanto estar localizados no mesmo Universo como em universos distintos.

Mesmo sendo uma solução válida para as equações de Einstein, os buracos de minhoca enfrentam um grave problema prático em sua formulação: para o espaço curvar-se de tal maneira, seria necessária a existência de uma forma de matéria “exótica” com densidade de energia negativa. Além disso, também seria necessário que essa densidade fosse algumas bilhões de vezes maior que a densidade energética de uma estrela de nêutrons, uma das estruturas astronômicas mais densas de todo o Universo. Tal tipo de matéria “exótica” nunca foi observado.


Tainara00318: muito obrigadaaaaa
kazaki77: por nada.
Perguntas similares