• Matéria: História
  • Autor: 4547096006
  • Perguntado 6 anos atrás

Por que a filosofia ILUMINISTA favorecia a independência das 13 colônias nos EUA?​

Respostas

respondido por: keilagabrielly
1

Resposta:

DisciplinasGabarito Enem

25

Simulador SisuCursos e PlanosBlog DescomplicaTudo Sobre EnemTudo Sobre EnccejaJá sou aluno

Descomplica

O que o Iluminismo tem a ver com a Independência dos EUA?

O Iluminismo e a Independência dos EUA são assuntos muito importantes para que possamos entender o mundo hoje!

O Iluminismo

As Luzes, como também ficou conhecido o Iluminismo, foi um movimento filosófico que predominou na França do século XVIII. No entanto, suas origens remetem a um período anterior, caracterizado pela expansão do liberalismo na Europa, que contou com nomes como John Locke, considerado “pai do Iluminismo”.

Podemos sintetizar o conceito de iluminismo como um conjunto de ideias que visavam criticar o Antigo Regime Europeu, ou seja, criticavam a sociedade aristocrática de privilégios, o absolutismo monárquico e o mercantilismo. Além disso, questionavam o controle ideológico promovido pela Igreja Católica.

O iluminismo foi um movimento intelectual.

O iluminismo foi um movimento intelectual.

Ainda hoje o mundo é influenciado pelas ideias iluministas. Podemos perceber isso comparando a sociedade atual com os ideais defendidos pelos teóricos iluministas no século XVIII, baseado na ideologia do liberalismo. Barão de Montesquieu defendia a tripartição dos poderes entre Executivo, Legislativo e Judiciário como uma forma de evitar a concentração de poderes. Já Voltaire foi um grande defensor da liberdade de expressão. Baseado em uma ideologia anticlerical, Voltaire era contra o domínio ideológico da Igreja na sociedade. Jean Jacques Rousseau foi o mais radical dos filósofos iluministas. Em seu Contrato Social, Rousseau se contrapunha à propriedade privada e defendia que o poder deveria emanar do povo, ou seja, defendia uma ideia de democracia.

Rousseau e o Contrato Social

Rousseau e o Contrato Social

Independência dos EUA

Como podemos perceber, o iluminismo não ficou restrito à França e se expandiu não só pela Europa, mas chegou à América, se tornando uma das principais influências da Independência dos EUA e de outros movimentos emancipacionistas do continente americano como a Inconfidência Mineira. Vamos agora entender como se deu o processo de emancipação das Treze Colônias inglesas, que originaram os Estados Unidos da América.

Perguntas similares