A flutuação do gelo ocorre porque, no estado sólido, as moléculas de água estão mais: a) distantes umas das outras, o que faz a massa de gelo ocupar um volume menor do que ocuparia no estado líquido. b) próximas umas das outras, o que faz a massa de gelo ocupar um volume menor do que ocuparia no estado líquido. c) próximas umas das outras, o que impede a água, em estado líquido, de preencher os espaços entre as moléculas e afundar o gelo. d) próximas umas das outras, o que faz a massa de gelo ocupar um volume maior do que ocuparia no estado líquido. e) distantes umas das outras, o que faz a massa de gelo ocupar um volume maior do que ocuparia no estado líquido.
Respostas
Resposta:
O gelo bóia porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente. Essa é uma propriedade incomum, porque a maioria das substâncias puras é mais densa no estado sólido do que no líquido. ... Até hoje cientistas fazem pesquisas para tentar entender por que a água líquida se comporta assim.
Resposta:
O gelo consegue flutuar porque a sua densidade é menor que a da água líquida (Temperatura ambiente). Como o gelo está com uma temperatura baixa, as moléculas da sua composição tendem a ficar mais separadas uma das outras, o que resulta em uma densidade menor. Se a densidade é menor, o volume tende a aumentar, pois as moléculas ocupam mais espaço, que faz com que o gelo tenha maior volume que a água líquida.
Por isso, a alternativa mais adequada seria a letra E.
Bons estudos!