explique porque um exame de DNA pode ser feito com diferentes amostras do corpo (por exemplo pele, sangue, saliva)?
Respostas
Como fazer um teste de DNA com outras amostras se não tenho possibilidade de colocar um cotonete na boca da outra pessoa?
Como todas as nossas células contêm a informação genética, portanto, pode analisar e comparar qualquer delas (desde que não sejam contaminados) cortes de unhas (que sempre têm um resíduo de pele), sangue seco que foi deixado em uma peça de roupa ou de papel, saliva em um copo de plástico ou cera de ouvido em um cotonete, chicletes e muitos mais exemplos podem ser vistos aqui.
Vamos ver um exemplo concreto de uma análise de DNA, o Teste de Paternidade, que é a análise genética mais barata e com mais demanda hoje :
Para realizar o teste de paternidade primeira coisa a fazer é estudar o DNA, que é a informação genética, de cada um dos pais, por meio de uma técnica chamada PCR em que a sequência da informação genética é analisada. Com uma amostra da mãe (alguns dos quais discutimos anteriormente), uma amostra do filho e uma amostra do suposto pai. O teste baseia-se na comparação entre os genes que compõem o DNA. O grau de coincidência deve ser total, se não for, a legitimidade paterna é excluída. Se todos os genes coincidirem, então afirma-se que o suposto pai é verdadeiro com grau de certeza acima de 99,99%.
Ajudei? Espero que sim.
Resposta:
O computador encontra nome, sobrenome, endereço, telefone e até se o dono da amostra em questão está em dia com o Imposto de Renda. Como isso funciona de verdade?
Explicação O DNA (ou ADN, de ácido desoxirribonucleico, em português) é um composto orgânico que contêm o nosso banco de dados genéticos, por assim dizer, cuja função é manter informações para produzir proteínas e coordenar o desenvolvimento dos seres vivos e sua hereditariedade. Apesar de nós, humanos, termos o DNA bem parecido entre um indivíduo e outro — na verdade, até chimpanzés possuem 95% do DNA igual ao nosso — cada pessoa tem características próprias em seu próprio código genético, fazendo dele uma identificação biológica única.: