Respostas
Uma pesquisa arqueológica realizada na região do lago Tefé, no Amazonas, identificou que os vestígios cerâmicos encontrados na região datam entre 400 e 1.530 anos depois de Cristo. O trabalho, feito em parceria pelo Insituto Mamirauá e o Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo (USP), tenta identificar a diversidade da Tradição Polícroma da Amazônia nos vestígios encontrados nos sítios arqueológicos do local. A expectativa é de que as informações geradas pelo estudo sejam divulgadas à população até o próximo ano.
A pesquisadora Jaqueline Belletti, que lidera o estudo, afirma que havia apenas estimativas estabelecidas pelos especialistas dessas datas, por comparação do material encontrado na região com o material de outras partes da Amazônia. ;Hoje, sabemos que os materiais estiveram presentes no Lago Tefé desde 400 até 1.530 d.C., pelo menos. Isto quer dizer uma ocorrência de mais de mil anos", afirmou.
A Tradição Polícroma, de acordo com ela, é definida pelos arqueólogos como uma tecnologia, ou um modo de fazer cerâmicas das populações indígenas do passado. Algumas características são pintura vermelha e preta sobre argila branca e decorações plásticas, que
alteram a superfície do pote. De acordo com Jaqueline, dois tipos de peças têm destaque nesse conjunto de vasos: "as urnas funerárias antropomorfas, que remetem a uma figura humana, e os vasos com flange mesial, que é uma espécie de expansão localizada próximo ao meio do vaso e que circula toda sua circunferência", afirmou.
Espero ter ajudado,bons estudos!! ❤️