O daltonismo é uma doença hereditária recessiva ligada ao cromossomo X. Um homem daltônico casou-se com uma mulher normal homozigota. Qual a probabilidade do casal de ter um filho do sexo masculino e daltônico?
Respostas
Resposta:
Não há chance de o filho nascer daltônico, pois a mãe é normal homozigota e o gene do daltonismo é encontrado no cromossomo X. O cromossomo X, em filhos homens, é herdado da mãe, sendo assim, se a mãe é normal, não há riscos de transmitir a doença. Mesmo o pai sendo daltônico, ele não transmitirá a doença, pois seu filho herdará apenas o cromossomo Y, que não possui o gene que a determina.
Se a mulher é normal, não tem como o casal ter filhos com daltonismo, no máximo o neto deles pode vir a desenvolver a doença, mas só se o filho deles reproduzir com uma mulher heterozigota ou portadora do daltonismo.
O daltonismo é uma doença genética que é transmitida por alelos recessivos, isso quer dizer que só quem é homozigoto para a característica é que irá desenvolver.
É possível que dois indivíduos sem daltonismo gerem um filho com daltonismo, basta que ambos sejam homozigotos recessivos, aí sim existirá 25% de chance do filho ser daltônico.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20966986