Leia o fragmento do texto:
A origem da personagem Robinson Crusoé e sua primeira aventura
{...} Meu pai, já muito idoso, não me deixara na ignorância; pessoalmente deu-me a educação que pôde e, além disso, mandou-me a uma escola pública rural. Destinava-me ao curso de leis, mas a minha vocação era outra. Dominava-me unicamente o desejo de viajar por mar, e tinha essa inclinação tão arraigada contra a vontade e ordens de meu pai, e era tão surdo às moestações e insistentes rogos da minha mãe, jique parecia que uma espécie de fatalidade que me arrastava misteriosamente para o estado de sofrimento e miséria em que mais tarde havia de cair.
Meu pai homem circunspecto e prudente, deu-me excelentes conselhos para me dissuadir dos projetos por que me via entusiasmado. Uma manhã chamou-me ao seu quarto, onde a gota o prendia; e falou-me asperamente acerca desse assunto. Perguntou-me que razões eu tinha, ou antes que louco desejo era o meu de abandonar a casa paterna e a pátria, onde podia gozar de todas as proteções, além da esperança de aumentar os haveres da família com a minha aplicação e trabalho, e isso passando uma vida tranquila e agradável.
Ponderou-me que para tentarem grandes empresas e irem por esse mundo afora procurar aventuras, para se elevarem e se tornarem célebres por caminhos pouco trilhados, só eram aptas duas categorias de pessoas, as que não têm bens nem recursos de espécie alguma e as que pertencem às classes superiores e distintas; - que esse intento ia muito além de minhas forças, pois pertencia à classe média, ou quando muito ao primeiro grau da vida burguesa; que por sua longa experiência havia reconhecido que essa situação era a melhor de todas, a que estava mais ao alcance da felicidade humana, isenta das misérias, dos trabalhos e sofrimentos da classe operária e ao mesmo tempo inacessível ao luxo, ao orgulho, à ambição e inveja dos grandes da terra. {...}
01) Qual é tipo de narrador? Retire do texto uma frase do texto que comprove a sua escolha. *
1
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
Tipo de narrador: informal.
Trecho: "o desejo de viajar por mar, e tinha essa inclinação tão arraigada contra a vontade e ordens de meu pai, e era tão surdo às moestações e insistentes rogos da minha mãe, que parecia que uma espécie de fatalidade"
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás