“Seria mais correto chamarmos o Iluminismo de ideologia revolucionária... Pois o Iluminismo implicava a abolição da ordem política e social vigente na maior parte da Europa”
Eric J. Hobsbawm. A Era das Revoluções, 1789-1848.
Descreva a ordem política e social que o Iluminismo criticava e pretendia destruir.
Respostas
Resposta:
O Iluminismo criou ideias como: Liberdade, fraternidade e igualdade, o que iria contra o governo da França na época, nesse caso o Absolutismo. O Absolutismo era o poder concentrado no rei e pessoas classe alta (burguesia), digamos assim, então para defender os seus ideias o Iluminismo criticava e pretendia destruir o Absolutismo.
Explicação: Espero que tenha ajudado >.<
Resposta:
Explicação:
FUVEST ( II fase) 2001 -
O Absolutismo, principal regime político criticado pelos pensadores ilustrados, caracterizava-se pela centralização dos poderes estatais na figura de uma única pessoa, o monarca. Desse modo, todas as decisões políticas, econômicas, sociais e, muitas vezes, religiosas, estavam sob a rege do rei local, que era o homem mais relevante do território. A centralização política foi um dos principais para a formação dos Estados Nacionais Modernos e das Grandes Navegações, e sua descendência ganhou notoriedade com a Revolução Francesa.