mesmo se os mortos pela polícia sejam Realmente todos bandidos Será que a opção do governo que faz essa guerra dentro das cidades é a melhor opção para enfrentar o problema social da violência?
Respostas
Resposta:
A violência urbana é particularidade da sociedade brasileira?
Márcia Regina da Costa
Professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP
A violência urbana tornou-se hoje um tema de debate nacional.1 É claro que a violência, seja no campo ou nas cidades, sempre ocorreu, assumindo formas específicas conforme o momento histórico, e atingindo, preferencialmente, as camadas subalternas da população. E, tenha sido praticada diretamente pelo Estado ou por seus agentes, pelos grupos dominantes ou até por bandidos comuns, sempre deixou cicatrizes profundas.
Em fins dos anos 60 e início dos 70, jornais e revistas começaram a dedicar mais atenção ao tema da violência urbana, particularmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além da violência política do governo ditatorial, essa foi também a época do auge do "esquadrão da morte".2 No decorrer dos anos 70, assaltos brutais, tráfico de drogas e de armas, extermínios, homicídios e chacinas, praticados por policiais, bandidos ou pessoas comuns, multiplicaram-se em uma proporção assustadora.3 A década de 80, mesmo com o fim do governo militar e a restauração do processo democrático, apenas aprofundou essa tendência.
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
A violência urbana é particularidade da sociedade brasileira?
espero ter ajudado