Para conter a agressiva política militar expansionista de Hitler, os governos da França e do Reino Unido propuseram um encontro internacional, a Conferência de Munique, realizada em 1938.
Respostas
A Conferência de Munique foi um encontro organizado pelos representantes de Alemanha, Itália, Reino Unido e França em setembro de 1938. Nessa reunião, os líderes desses países buscavam resolver as questões territoriais que envolviam os interesses dos alemães sobre os Sudetos, região até então pertencente à Tchecoslováquia. O acordo realizado nessa conferência fez parte da política de apaziguamento, a qual ficou conhecida como uma tentativa fracassada de Reino Unido e França de satisfazer a política expansionista de Adolf Hitler para manter a paz no continente europeu.
O debate realizado na Conferência de Munique foi consequência do expansionismo territorial defendido por Adolf Hitler. Esse expansionismo era um dos elementos principais da ideologia nazista a partir de um princípio chamado lebensraum, conhecido em português como “espaço vital”.
A ideia desse “espaço vital” havia sido desenvolvida na Alemanha durante o século XIX e defendia que os germânicos eram um “povo superior”. Assim, a partir dessa suposição de superioridade, os alemães sustentavam o seu direito de conquistar um espaço territorial vital para o seu desenvolvimento. Hitler aproveitou-se desse conceito e aplicou-o ao nazismo, defendendo a construção do Reich, um império que seria formado pela liderança nazista e pela anexação de territórios historicamente ocupados por povos de origem germânica.
Esses territórios concentravam-se, principalmente, no Leste Europeu e não se resumiam apenas aos territórios perdidos pela Alemanha ao final da Primeira Guerra Mundial, mas, como foi dito, a todas as áreas que foram povoadas pela etnia germânica. Os dois alvos iniciais de Adolf Hitler foram a Áustria e a Tchecoslováquia.
No entanto, a política de expansionismo territorial defendida por Hitler só seria possível por meio do fortalecimento militar da Alemanha. Para que isso fosse possível, o líder nazista precisou romper com as imposições do Tratado de Versalhes e, assim, passou a investir na modernização e no crescimento do exército alemão.
A postura de França e Reino Unido mediante o crescimento das ambições territoriais dos alemães ficou conhecida como política de apaziguamento. Com essa política, ambos os países realizaram uma série de concessões territoriais para saciar as ambições de Hitler. Além disso, eles aceitaram o não cumprimento do Tratado de Versalhes. Tudo isso ocorreu porque franceses e britânicos estavam temerosos que um novo conflito acontecesse e trouxesse grande destruição, como havia acontecido durante a Primeira Guerra Mundial.
A Conferência de Munique foi encontro realizado em 1938, pelos representantes dos seguintes países: Alemanha, Itália, Reino Unido e França, com o intuito de que uma política de apaziguamento efetiva fosse implementada no território.
Objetivos da Conferência de Munique
Nesse encontro, a fim de que a paz pudesse ser mantida no continente europeu, as nações tentaram satisfazer aos desejos expansionistas de Hitler, negociando e considerando o que poderia ser feito com a região dos Sudetos. Diante disso, as nações buscaram satisfazer as vontades do representante alemão da atreladas à construção de um "espaço vital".
Saiba mais sobre a Conferência de Munique em: https://brainly.com.br/tarefa/991921
#SPJ2