explique a importância do processo de fecundação para as gimnospermas e as angiospermas(bem resumido)
Respostas
Resposta:
As angiospermas constituem o grupo de plantas mais diversificado do planeta, provavelmente em razão da presença de flores, frutos e sementes, que garantem uma reprodução mais eficiente. A reprodução das angiospermas inicia-se com a polinização, que é o encontro do grão de pólen com a parte feminina de uma flor, mais precisamente o estigma.
Plantas
Gimnospermas e Angiospermas: um resumo para não restar nenhuma dúvida!
Flor de uma angiosperma
Flor de uma angiosperma
Se você ainda tinha dúvidas sobre Gimnospermas e Angiospermas, não terá mais!
O Reino Plantae, que no grego recebe o nome de Fanerógamas, refere-se as plantas que possuem a estrutura produtora de gametas visível (fanero = visível, gama = gameta, estrutura reprodutiva). Para lembrar, elas são as plantas que possuem sementes, incluindo as Gimnospermas e as Angiospermas.
O ciclo reprodutivo das Fanerógamas é haplodiplobionte, igual ao das Criptógamas. Neste tipo de ciclo, ocorre uma alternância de gerações gametofítica (que possui gametófitos haplóides) com a esporofítica (que possui esporófitos diplóides).
Gimnospermas
As gimnospermas são o primeiro grupo de plantas a apresentar sementes. Estas sementes não são protegidas por um fruto, como nas angiospermas; daí o nome deste grupo (gimnosperma significa “semente nua”). Apresentam, em geral, árvores de médio a grande porte, sendo muito comuns em regiões frias e temperadas.As gimnospermas apresentam tecidos verdadeiros que formam as raízes, caule, folhas e sementes e são vasculares.