Leia o texto a seguir. A maioria dos povos antigos, como os babilônios e os gregos, marcava os meses a partir das mudanças da Lua. Eles observaram que ela levava 29,5 dias para executar a sequência entre nova, crescente, cheia e minguante. A soma de doze ciclos lunares coincidia com o ciclo das estações – um ano. Mas o astro que rege as estações do ano – e, portanto, as épocas do plantio e da colheita – é o Sol, e não a Lua. Para dar uma volta ao redor do Sol a Terra leva 365,4 dias, enquanto o ano lunar dura apenas 354 dias. Esses povos, para sintonizar o calendário com o movimento da Terra, adicionavam um mês extra de vez em quando. O transtorno foi repassado aos romanos, até ser resolvido por Júlio César (100-44 a.C.). [...] Roma adotou o calendário solar egípcio, de 365 dias e 6 horas. Em homenagem a César, o mês Quintilis passou a se chamar Julius – julho, em latim.
Sobre os diferentes tipos de construção de calendários, marque as afirmativas corretas.
A{ } A soma de doze ciclos lunares é diferente do tempo que a Terra leva para dar uma volta ao redor do Sol, por isso algumas culturas optam por utilizar ou os ciclos lunares ou os de translação para construir calendários.
B{ } A Terra leva 365 dias e seis horas para dar uma volta ao redor do Sol, portanto, nos anos bissextos, um dia é adicionado para ajustar essa defasagem
.
C{ } Diferentes culturas utilizam calendários idênticos.
D{ } A soma de doze ciclos lunares coincide perfeitamente com o tempo em que a terra leva para dar uma volta ao redor do Sol, por isso todas as culturas utilizam ciclos lunares e de translação para construir calendários
E{ } Algumas culturas utilizam, ao mesmo tempo, os ciclos lunares e de translação para construir calendários, mesmo que esses calendários precisem de ajustes de vez em quando.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Letra d
Explicação:
espero ter ajudado
QedroKAHRS:
mudo vlw
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás