Respostas
Há um diferença entre Teníase e Cisticercose:
- Teníase → causada pela Taenia solium e/ou pela Taenia saginata, também conhecida como “solitária”.
- Cisticercose → causada pelas larvas dessas espécies de parasitas, evoluindo para Neurocisticercose (condição grave da infecção que atinge diretamente o Sistema Nervoso Central do indivíduo).
Obs.: A teníase possui tratamento terapêutico. Já para a cisticercose não se conhece nenhum procedimento terapêutico eficaz e seguro no homem ou nos animais. Sendo a prevenção como a única medida eficaz para evitar quaisquer infecções!
A teníase tem como principais sintomas: desconforto abdominal, náuseas, vômitos, constipação, cólicas intestinais, alterações no apetite, além de mal estar geral, indisposição, fadiga, perda de peso. Além de sinais nervosos como insônia, irritabilidade e inquietação.
É adquirida pelo homem quando ele ingere carne o cisticerco (larva) e este evolui para a forma adulta no intestino delgado. O verme adulto se fixa e começa a expelir os ovos e proglótides, que são excretados nas fezes humanas e podem contaminar o solo, a água e os alimentos.
O homem é o hospedeiro definitivo e consequentemente a principal fonte de infecção deste parasita, sendo responsável pela transmissão aos animais e a si próprio. Por isso a Teníase é considerada tão nociva à saúde.