Respostas
Bom dia
Sim, essa alternativa está correta, onde a mulher é representada por XX e o homem representado por XY
- Como assim ?
Como é uma doença ligada ao sexo, e recessiva, uma mulher não daltônica pode ser dada por 2 genótipos :
- Que seriam ?
- O heterozigoto (representado por )
- O homozigoto dominante (representado por )
- E uma mulher com daltonismo ?
Seria dada pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por )
- E um homem sem daltonismo ?
Diferentemente das mulheres, em que elas podem possuir um alelo recessivo ''d'' e não serem albinas, os homens sendo representados por XY, se receberem o gene afetado serão daltônicos, ou seja, um homem não daltônico obrigatoriamente será representado pelo genótipo
- E um homem com daltonismo ?
Se o homem apresentar o alelo recessivo, isso basta para ele apresentar o fenótipo da doença, isso porque é uma doença ligada ao cromossomo X, e como o homem só possui um cromossomo X, e o alelo recessivo estiver presente no genótipo, vai ser daltônico, é por isso que é muito mais comum haverem homens daltônicos (representados por ) do que mulheres daltônicas (representadas por ).
Bons estudos e espero ter ajudado
Alternativa “d”. Não há chance de o filho nascer daltônico, pois a mãe é normal homozigota e o gene do daltonismo é encontrado no cromossomo X. O cromossomo X, em filhos homens, é herdado da mãe, sendo assim, se a mãe é normal, não há riscos de transmitir a doença. Mesmo o pai sendo daltônico, ele não transmitirá a doença, pois seu filho herdará apenas o cromossomo Y, que não possui o gene que a determina.