Respostas
Resposta:
Sigmund Freud, o pai da psicanálise, propôs sua teoria do desenvolvimento psicossexual na infância através de 5 estágios: oral, anal, fálico, latência e genital.
Explicação:
Cada estágio representa a fixação da libido (traduzida também como “impulsos” ou “instintos sexuais”) em uma área diferente do corpo.
Fase Oral
(Nascimento até 1 ano)
No primeiro estágio do desenvolvimento da personalidade, a libido é centrada na boca do bebê.
Ele fica muito satisfeito ao colocar todo tipo de coisa em sua boca para satisfazer a libido.
Isso significa que nesta fase da vida, seus prazeres são orais ou orientados para a boca, como sucção, mordida e amamentação.
Fase Anal
(1 a 3 anos)
Segundo Freud, nesta fase a libido se concentra no ânus, e a criança sente grande prazer em defecar.
A criança agora está plenamente consciente de que é uma pessoa por si só, e que seus desejos podem colocá-la em conflito com as demandas do mundo exterior (ou seja, seu ego se desenvolveu).
Freud acreditava que esse tipo de conflito tende a surgir no treinamento do uso do vaso sanitário, no qual os adultos impõem restrições sobre quando e onde a criança pode defecar.
Fase Fálica
(3 a 6 anos)
A sensibilidade agora na fase fálica se concentra nos órgãos genitais, e a masturbação (em ambos os sexos) se torna uma nova fonte de prazer.
A criança toma consciência das diferenças anatômicas sexuais, que desencadeiam o conflito entre atração erótica, ressentimento, rivalidade, ciúme e medo.
Freud chamou isso de complexo de Édipo nos meninos, e complexo de Electra nas meninas.
Esse conflito é resolvido através do processo de identificação, no qual a criança adota as características dos pais do mesmo sexo.
Fase de latência
(6 anos à puberdade)
Latente significa “oculto”. Isso significa que nesta fase não há mais desenvolvimento psicossexual.
A libido está adormecida.
Freud pensou que a maioria dos impulsos sexuais é reprimida durante o estágio latente. Assim, a energia sexual é sublimada. Isso quer dizer que grande parte da energia da criança é canalizada para o desenvolvimento de novas habilidades e a aquisição de novos conhecimentos.
E nesta fase, as brincadeiras são feitas em sua maioria com outras crianças do mesmo sexo.
Fase genital
(puberdade para adulto)
Este é a última fase da teoria do desenvolvimento psicossexual de Freud e começa na puberdade.
É um momento de experimentação sexual adolescente, cuja resolução bem-sucedida é estabelecer um relacionamento amoroso com outra pessoa nos nossos 20 anos.
O instinto sexual é direcionado ao prazer heterossexual, ao invés do prazer próprio, como no estágio fálico.
Para Freud, a saída apropriada do instinto sexual em adultos era por meio de relações heterossexuais. Fixação e conflito podem impedir isso, tendo como conseqüência as perversões sexuais.
Por exemplo, a fixação no estágio oral pode resultar em uma pessoa obtendo prazer sexual principalmente por beijos e sexo oral, em vez de relações sexuais.
Segundo Freud, nossa personalidade se desenvolve durante a infância e é moldada pelas cinco fases, que ele chamou de teoria do desenvolvimento psicossexual.
Resposta:
Explicação:
Correta (B) oral, anal, fálica, genital.