Respostas
Resposta:
A história do esporte divide-se em três períodos (TUBINO, 2010):
• Esporte Antigo: até a primeira metade do século XIX.
• Esporte Moderno: de 1820 a 1980.
• Esporte Contemporâneo: de 1980 em diante.
Na Antiguidade, as práticas esportivas não se pareciam com as que conhecemos hoje. Em razão disso, eram conceituadas como práticas pré-esportivas. Algumas eram úteis para a sobrevivência do homem, como a corrida e a caça. Outras eram mais uma preparação para guerras, como a esgrima e as lutas (TUBINO, 2010).
Muitas dessas práticas pré-esportivas do Esporte Antigo desapareceram com o tempo. Outras se transformaram em Esportes Autótonos, que podem ser considerados “esportes puros”, isto é, esportes que continuaram a ser praticados ao longo do tempo sem receber influências de outras culturas. Quando os Esportes Autótonos permanecem como prática, mas com modificações de outras culturas, geralmente de nações colonizadoras, passam a ser chamados Esportes ou Jogos Tradicionais (TUBINO, 2010, p.21).
Os jogos gregos são considerados como as primeiras manifestações esportivas. Eram “festas populares, religiosas, verdadeiras cerimônias pan-helênicas, cujos participantes eram as cidades gregas” (TUBINO, 2010, p. 22).
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade, principal manifestação esportiva de toda a Antiguidade, eram celebrados em Olímpia, Élida, num bosque sagrado chamado “Altis”, em homenagem a Zeus Horquios, a cada quatro anos. Esses Jogos eram anunciados pelos arautos e desenvolvidos pelos helenoices. As principais provas eram: corrida de estádio, corrida do duplo estádio, corrida de fundo, luta, pentatlo, corrida das quadrigas, pancrácio, corrida de cavalos montados, corrida com armas, corrida de bigas, pugilato e outras (TUBINO, 2010, p. 22).
As práticas esportivas passaram a ser relacionadas a lutas violentas e até mortais. Apostas referentes aos resultados de lutas, corridas curtas, etc. motivaram o público nos séculos XVIII e XIX.
O golfe é um esporte criado na Escócia medieval, inspirado em um jogo romano chamado Paganica, em que os jogadores batiam em uma bola com um bastão ou taco. O jogo, que consiste em arremessar a bola com ajuda de um taco de madeira e de ferro, ocorre em campos de grama, em parques apropriados, com um ou mais percursos delimitados. O objetivo é colocar uma bola em uma série de buracos cavados no campo. O vencedor do jogo é aquele que acertar mais buracos com o menor número de tacadas.
As regras do golfe, como são conhecidas hoje, foram estabelecidas no século XVIII, no ano de 1744, na cidade de Edimburgo, na Escócia.
O esporte pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores. Geralmente o bom jogador é considerado como aquele que gasta quatro tacadas para colocar a bola em cada buraco.
Podem existir no percurso até o buraco, alguns obstáculos como lagos, poços de areia, árvores e lugares com grama mais alta. Existem duas formas de jogar golfe: o match play e o stroke. No primeiro, um jogador compete com o outro. No segundo, cada golfista ou dupla enfrenta todos os participantes de um torneio.
A palavra golfe é oriunda do inglês golf que, por sua vez, procede do alemão kolb, que significa taco. O esporte chegou ao Brasil no final do século XIX, trazido por imigrantes britânicos. O país tem hoje cerca de 15.000 praticantes de golfe e passa por uma fase de expansão do esporte.
O golfe é recomendável para pessoas de todas as idades, auxilia no combate ao estresse e faz bem para a saúde. Antes de iniciar a prática, é importante fazer um bom aquecimento e alongar corretamente.
Resposta:
Mikei mouse com moster machim qm q
Explicação: