a partir do século XX as lutas passaram por um processo de esportivização? E o que seria esse processo?
Respostas
Resposta:
Resumo
Esse trabalho buscou investigar como está o processo de esportivização nas escolas. A Educação Física como disciplina obrigatória no conteúdo escolar, vem promovendo uma prática que incentiva a cultura do esporte nas escolas e, com isso, desenvolve, em sua maioria, a cultura pelo corpo, deixando de trabalhar com mais ênfase com outras características, como cooperação, solidariedade e companheirismo.
1. Introdução
Segundo Gueriero e Araújo (2004), na evolução do homem, podemos perceber que este utiliza de instrumentos de trabalho, a partir de certo ponto, onde o uso das mãos é necessário. Desde a postura bípede, o homem possui linguagens corporais e elabora seu desenvolvimento a partir da diversidade dos movimentos e de suas necessidades.
O homem das cavernas utilizava de seu corpo para se expressar. Sua comunicação era eficiente, mesmo não existindo um sistema de escrita organizado. Quer dizer que o corpo sempre foi muito importante na comunicação interpessoal (Gueriero e Araújo, 2004).
Desde os tempos mais antigos, os jogos foram utilizados como meio de socialização, onde as pessoas podiam se comunicar, se conhecer, enfim, interagir entre si.
O jogo foi, e é, um instrumento importante para as organizações sociais, onde os indivíduos podem simular fatos reais e, através disso, exercer uma grande influência para a aprendizagem da vida social.
De acordo com Soares (1996), a Educação Física surge no século XVIII, em obras de filósofos preocupados com a educação. A formação da criança e do jovem passa a ser concebida como uma educação integral – corpo, mente e espírito –, como desenvolvimento pleno da personalidade.