Respostas
Resposta:
Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976), conhecido como JK, foi um médico e político mineiro.
Foi presidente do Brasil, de 1956 a 1960 cuja época é lembrada como um tempo de otimismo.
No dia 3 de outubro de 1955, Juscelino Kubitschek venceu as eleições para presidente e João Goulart era o vice-presidente.
JK foi eleito por uma coligação entre o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), partidos de origem getulista. Assumiu a presidência no dia 31 de janeiro de 1956.
Ao assumir o poder, Juscelino Kubitschek estabeleceu o lema de sua política econômica, prometendo cinquenta anos de progresso em cinco de governo.
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu em média 7% ao ano. Além disso, a taxa per capita aumentou num ritmo quatro vezes maior que o restante da América Latina.
Após deixar a presidência, lhe sucedeu Jânio Quadros e se elegeria senador pelo estado de Goiás. Com o Golpe Militar de 64 e a publicação do AI-1 que cassava mandatos de políticos considerados uma ameaça para o Brasil, JK retira-se do Congresso.
O Governo JK é sempre lembrado como “os anos dourados” na história brasileira.
Isto se deve à euforia desenvolvimentista, que consistia em incentivar o progresso econômico do país estimulando a industrialização.
Igualmente, o otimismo vinha da construção de Brasília, a nova capital do país, da bossa nova e da primeira conquista da Copa do Mundo em 1958.
A construção de Brasília talvez seja o legado mais visível do governo JK.
A transferência da capital para o interior do Brasil exigiu uma grande quantidade de recursos humanos e financeiros.
O processo inflacionário era também alimentado pelas despesas das obras em Brasília, que foi inaugurada em 1960.
O governo de Juscelino Kubitschek foi marcado pelo Plano de Metas, pelo lema "50 anos em 5" e pela construção de Brasilia.
Contextualizando o governo de Juscelino Kubitschek
O Plano de Metas foi um plano de governo de cunho nacional-desenvolvimentista. Com ele, JK pretendia reforçar a indústria brasileira desenvolvendo o interior do Brasil.
Este planejamento criou empregos e melhorou a infraestrutura no interior, mas deixou uma amarga dívida externa, contraída através de empréstimos internacionais.
Saiba mais sobre Juscelino Kubitschek em https://brainly.com.br/tarefa/29295656
#SPJ2