• Matéria: Português
  • Autor: thiagu552
  • Perguntado 6 anos atrás

b) Como os quilombolas dão continuidade às origens afro-brasileiras?​

Respostas

respondido por: paulinaalmeida2020
2

Resposta:

No Brasil, negros e negras formaram povoações onde viviam de forma organizada, solidária e mantinham seus costumes africanos. Os quilombos são territórios de ancestralidade afro-brasileira e deram origem a 3.524 comunidades remanescentes em todo o País, de acordo com a Fundação Cultural Palmares. No Ceará, formaram 88 comunidades reconhecidas pelo movimento quilombola.

No Encontro Povos do Mar, promovido pelo Sesc entre 22 e 26 de agosto, e no Encontro Herança Nativa, de 26 a 29, os quilombolas cearenses contam sua história e reafirmam suas origens ao dançar o Bumba-meu-Boi, o reisado e o maracatu. Também vivenciam ritos de matriz africana, como as bênçãos e rezas; explicam a relação da capoeira de senzala com o pertencimento cultural quilombola; mostram suas ações de preservação ambiental e o artesanato feito pelas mulheres negras.

Moradores de povoados centenários participam deste Encontro, como o Quilombo dos Caetanos, formado em Caucaia no ano de 1915, período de um das maiores secas do estado. Atualmente, 80 famílias moram no lugar e guardam a tradição de dançar o reisado todos os anos. O Quilombo dos Caetanos participa desde a primeira edição do Povos do Mar e ajudou a incluir novos grupos nesta iniciativa de preservação cultural.

“Em Caucaia, há 10 comunidades remanescentes de quilombo, 9 certificadas e reconhecidas pela Fundação Palmares. Queremos fortalecer outras comunidades no trabalho social do Sesc com os povos tradicionais”, afirma Isabel Cristina Silva da Sousa, quilombola.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO SE PUDER PUDER PODE ME SEGUI AGRADEÇO


thiagu552: obrigado
paulinaalmeida2020: de nada
Perguntas similares