a feijoada também tem raízes da cultura africana mas como foi a origem desta deliciosa refeição?
Respostas
a feijoada que conhecemos teve sua origem no século XIX e já se tornou símbolo nacional na mesma época. Uma outra hipótese diz que o prato foi criado nas senzalas, pelos escravos, usando restos de comida dos nobres portugueses.
O que podemos dizer com certeza é que a feijoada é uma variação de um prato bem antigo típico europeu, que tem como base a mistura de tipos diferentes de carne, com legumes e verduras, e varia de região em região. O “Cassoulet” na França, o tradicional cozido em Portugal, o “Casoeula” na Itália e o “Puchero” na Espanha são alguns exemplos dessa mistura.
Os portugueses foram os responsáveis por trazer ao Brasil a técnica e a combinação do cozido com carnes, que com o passar do tempo e evolução dos costumes, teve o nosso feijão acrescentado.
Falando especificamente desse último ingrediente, o feijão preto é de origem sul-americana e era parte da dieta dos índios nativos. Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, já se conhecia na Europa diversas variedades de feijão, e era comum usá-lo no preparo de alguns pratos, como “Cassoulet” com o feijão branco.
Resumindo: a feijoada não é essencialmente brasileira, e sim uma adaptação e “tupiniquinzação” da gastronomia européia.
Resposta:
Os senhores de engenho comiam as partes nobres do porco e deixavam as partes que menos apreciavam para seus escravos que as cozinhavam com feijão, essa é a origem da feijoada de acordo com relatos populares
Explicação: