Respostas
Resposta:
Quando há uma elevada concentração de gases como o dióxido de enxofre e nitrogênio na atmosfera que em contato com gotas de água suspensas no ar, reagem formando ácidos que, ao precipitar, dão origem à chuva ácida.
Explicação:
Resposta:
Quando as gotas de chuva (H2O), absorvem elementos que contaminam o ar como por exemplo óxido de enxofre (SO3) e óxido de nitrogênio (NO3), formando os ácidos sulfúrico (H2SO4) e nítrico (HNO3), que são precipitados junto a água da chuva.
Explicação:
A chuva ácida é produzida quando gotas de chuva absorvem o dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera originando ácido carbônico (H2CO3), conforme a equação: H2O + CO2 → H2CO3.
A precipitação ácida relaciona-se com as grandes quantidades de contaminantes – os óxidos de enxofre, (SO2, SO3) e os óxidos de nitrogênio (N2O5, NO, NO2) – resultantes da combustão de materiais combustíveis de origem fóssil como o carvão e o petróleo, que vêm sendo lançados na atmosfera e onde são transformados nos ácidos sulfúrico, (H2SO4) e nítrico (HNO3), quando interagem com a própria água da chuva e precipitados no ambiente.
A chuva ácida possui pH menor que 5,6 e por essa razão se torna capaz de corroer até mesmo pedras mais resistentes, como o mármore.