• Matéria: Filosofia
  • Autor: liiiiiih230
  • Perguntado 6 anos atrás

POR FAVOR ME AJUDEM


QUESTÃO 1 (3 pontos) “Embora a questão do início histórico da filosofia e da ciência teórica ainda contenha pontos controversos e continue um ‘problema em aberto’ – na dependência inclusive de novas descobertas arqueológicas –, a grande maioria dos historiadores tende hoje a admitir que somente com os gregos começa a audácia e a aventura expressas numa teoria. Às conquistas esparsas e as sistemáticas da ciência empírica e pragmática dos orientais, os gregos do século VI a.C. contrapõem a busca de uma unidade de compreensão racional, que organiza, integra e dinamiza os conhecimentos. ” (PESSANHA, José Américo Motta. Os pré-socráticos: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural [Os pensadores], 1989, p. VIII.)

(...) é uma história religiosa revelada com autoridade supostamente indiscutível. O passado é descrito como as tradições que não admitem nenhuma crítica: ‘E assim, porque foi dito que é assim’”.

Durante um longo período da história grega a mitologia constituiu a fonte exclusiva de explicação para a existência do homem e de organização pré-socráticos, que passam a analisar a vida com outro ponto de vista. Caracterize a concepção de mundo existente na Grécia que foi superada pelo esforço intelectual dos pré-socráticos.

Respostas

respondido por: aurenicealves37
2

Resposta:

Os principais filósofos pré-socráticos (e suas escolas) foram:

Escola Jônica: Tales de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Anaximandro de Mileto e Heráclito de Éfeso;

Escola Itálica: Pitágoras de Samos, Filolau de Crotona e Árquitas de Tarento.

Perguntas similares