Quais os impactos da quarentena para as relações de trabalho atualmente no futuro?
E as relações de trabalho no futuro? Quais os impactos?
Pesquisem sobre quais os impactos que já estão acontecendo (como o teletrabalho aumentando), quais as mudanças que essa situação deverá trazer para o futuro, inclusive quais os impactos no perfil do profissional que estará mais adaptado a essas mudanças: quais características ele deve ter? O que ele deve saber fazer, quais habilidades, atitudes e valores deverá ter?
A partir disso, construam um parágrafo com a sua análise crítica sobre o assunto, podendo trazer referências de texto que foram lidos.
Me ajudem por favor
Respostas
Com o isolamento social quase obrigatório, a maioria do trabalho em conjunto hoje é online, e com isso o trabalhador precisa lidar com novas formas de comunicação e desenvolvimento de seu trabalho.
Um exemplo disso é o manuseio de dispositivos (celular, computador) e programas feitos para o trabalho (E-mail, editor de fotos, vídeos e texto, criadores de slides e arquivos úteis para apresentação online de projetos, etc.) - por isso, o trabalhador que antes da pandemia não tinha prática nesses recursos, vai precisar aprender e desenvolver conhecimento sobre os mesmos.
Esse é um momento perfeito para pessoas com dificuldades obterem mais técnica, pois é algo que vai se estender pra bem depois da pandemia, já que a exigência da tecnologia vem aumentando muito com o passar dos anos.
Já o trabalhador que já tinha experiência nessas áreas OU tem técnica especializada em informática no geral, consegue ficar na frente da concorrência, já que se adaptarão a essas mudanças mais rápido. Além disso, as empresas estão procurando funcionários com eficiência remota, pois é o mais prático em tempos de pandemia.
A pandemia acelerou a flexibilização das regras trabalhistas que já vinha acontecendo e até mesmo precarizou as relações de trabalho no Brasil, opinam os especialistas.
“Do ponto de vista jurídico, o que a covid-19 introduziu no Brasil foi uma severíssima precarização das condições de trabalho, uma grande retirada de direitos do empregado em relação ao empregador. Os esforços para preservar empregos foram tímidos, os esforços para cobrir as perdas salariais foram tímidos e os esforços para proteger os não empregados foram feitos por um processo burocrático feito por quem não conhece as necessidades e características dessa população”
2. Uma das coisas que mas prejudicou: REDUÇÃO DE SALÁRIO!
Como ficou durante o período da pandemia: Redução proporcional de jornada e salário através de acordo individual ou coletivo (com sindicato) pode ser ajustada a redução da jornada em 25%, 50% ou 70% com respectiva e proporcional redução do salário. Governo concederá aos empregados 25%, 50% ou 70% do valor do seguro-desemprego respectivamente ao percentual de redução de jornada/salário. ( E as coisas então ficando mais caras)