Quais os impactos os atentados terroristas de 2001 trouxe para a geopolítica e para a economia? pfr
Respostas
Depois dos atentados do 11 de setembro, em 2001, com o medo tomando conta dos Estados Unidos, Washington baixou os juros para manter a economia aquecida. A medida criou o ambiente ideal para o surgimento de bolhas econômicas. A mais grave, a imobiliária, teve consequências planetárias, jogando o mundo na maior crise desde 1929. Não seria correto, claro, ligar a queda do World Trade Center à crise de 2008. Trata-se de uma consequência indireta. Por outro lado, é evidente que atos terroristas podem influenciar a economia. Tanto a local quanto a global, tanto a médio quanto em longo prazo.
Após o atentado em 11 de Setembro de 2001, não só os Estados Unidos, mas o mundo todo sofreu as consequências. Vejamos algumas delas.
Medidas de Segurança nos Voos
A mais visível foi o incremento das medidas de segurança no aeroportos que inclui a restrição em levar líquidos e uma rigorosa inspeção antes de embarcar. Da mesma forma, os pilotos ficaram isolados nas cabines e só podem ser contactados através de um interfone.
Lei Patriótica (EUA)
O governo de George W. Bush aproveitou para aprovar medidas excepcionais em nome da segurança nacional americana. Essa lei recebeu o nome de "Lei Patriótica" (USA Patriot Act) e permitia:
- a escuta telefônica ou a interceptação de mensagens sem a necessidade de autorização da Justiça;
- tornar suspeito depósitos e transferências de dinheiro para destinatários sem identificação;
- confisco de bens materiais a pessoas físicas e jurídicas que apoiem ou pratiquem atos terroristas;
- o compartilhamento de dados pessoais entre as diversas agências de inteligência.
Esta lei vigorou durante todo o governo de George W. Bush e parte da administração Obama. Apenas em 2015, a Lei Patriótica foi substituída pela Lei da Liberdade, ainda que conservasse algumas características da lei anterior.
ESPERO TER AJUDADO!!
MARCA COMO A MELHOR RESPOSTA:)