Para que o nosso organismo esteja preparado para se defender de possíveis doenças, é preciso que o nosso sistema imunitário esteja em perfeito; sabendo disso descreva em um texto como funciona nosso sistema imunitário, fale sobre nossas células de defesa, os antígenos, anticorpos, soros, vacinas??
Respostas
Explicação:
O sistema imune, ou sistema imunológico, é um conjunto de órgãos, tecidos e células responsáveis pelo combate a microrganismos invasores, impedindo, assim, o desenvolvimento de doenças. Além disso, é responsável por promover o equilíbrio do organismo a partir da resposta coordenada das células e moléculas produzidas em resposta ao patógeno.
A melhor forma de fortalecer o sistema imune e fazê-lo responder bem frente a microrganismos invasores é por meio da alimentação e prática de hábitos saudáveis. Além disso, é importante que seja feita a vacinação, principalmente quando criança, para estimular a produção de anticorpos e evitar que a criança desenvolva doenças que podem interferir no seu desenvolvimento.
células do sistema imune
Linfócitos, que são as células que normalmente estão mais alteradas durante infecções, uma vez que garante especificidade à resposta imunológica. Há três tipos de linfócitos, o B, T e o Natural Killer (NK), que desempenham funções diferentes;
Monócitos, que estão circulantes temporariamente no sangue e que podem ser diferenciados em macrófagos, que são importantes para o combate ao agente agressor do organismo;
Neutrófilos, que circulam em maiores concentrações e são as primeiras a identificar e atuar contra a infecção;
Eosinófilos, que normalmente estão circulantes em menores quantidades no sangue, mas têm sua concentração aumentada durante reações alérgicas ou em caso de infecções parasitárias, bacterianas ou por fungos;
Basófilos, que também circulam em menores concentrações, porém podem aumentar devido a alergias ou inflamações prolongadas.
antigenos e anticorpos
Para que haja uma resposta do sistema imunológico, são necessários antígenos e anticorpos. Os antígenos são substâncias capazes de desencadear uma resposta imunológica, sendo específico para cada microrganismo, e que se liga diretamente ao linfócito ou a um anticorpo para gerar a resposta imune, que normalmente resulta na destruição do microrganismo e, assim, fim da infecção.
A imunização
corresponde ao mecanismo do organismo de promover proteção contra determinados microrganismos, podendo ser adquirida de forma natural ou artificial, como no caso das vacinas, por exemplo.