Respostas
Explicação:
Tal conceito, inicialmente, foi explicado por Karl Marx.
Segundo ele, as relações sociais de produção constituem a base de toda estrutura social. São elas que definem os dois grupos da sociedade capitalista: de um lado, os trabalhadores, aqueles que nada possuem além do corpo e da disposição para o trabalho (proletários ou operários); do outro, os burgueses (que possuem os meios de produção necessários para transformar a natureza e produzir mercadorias): essas duas classes definidas por Marx "lutariam" entre si.
Um conceito importante para entender essa luta de classes é mais-valia: valor do trabalho não pago ao trabalhador, variável em função do número de horas trabalhadas e da intensidade do trabalho, e também em função dos aumentos de produtividade, a partir do desenvolvimento tecnológico. Ou seja, o burguês sempre foi estará na frente do proletariado.
Concluindo:
A história da humanidade é, para Marx, a história da luta de classes, das lutas entre interesses que se opõem, embora esses conflitos nem sempre se manifestem de forma declarada. Os antagonismos entre as classes sociais são subjacentes a toda relação social.
Não sei se deu pra entender, mas espero ter te ajudado! Um abraço! <3
Desculpa por qualquer erro.