• Matéria: História
  • Autor: larissaaugustinho
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o fragmento e responda às questões a seguir. As grandes manifestações de massa contra a Guerra do Vietnã, as lutas contra a discriminação racial e as manifestações estudantis nos Estados Unidos, o “maio de 68” na França, os movimentos estudantis que irromperam em diversos países do mundo e a Primavera de Praga foram interpretados como expressão de uma “rebelião mundial”, pela sua extensão, pela aproximação dos ideais, pelas práticas políticas semelhantes e pela participação em massa de jovens. Rompendo com as práticas políticas tradicionais, essas manifestações propunham uma “nova definição de revolução”. CARDOSO, Irene. A geração dos anos de 1960: o peso de uma herança. In: Tempo Social a) Por que a autora descreve os movimentos dos anos 1960 como uma “rebelião mundial”? b) O que seria uma forma tradicional de revolução? c) O que esses jovens dos anos 1960 – representantes da contracultura – queriam revolucionar?

Respostas

respondido por: mariaflor1208
29

Resposta:

a) Os movimentos aconteceram em vários países, estimulado pelo sentimento de contestação às estruturas sociais, culturais e políticas tradicionais.

b) A forma tradicional seria a tomada do poder para a implantação de um novo modelo socioeconômico (Revolução Cubana).

c) Queria revolucionar as guerras, aumentar o amor queria também acabar com as desigualdades, desafiando ate as autoridades.  

espero que tenha ajudado,qualquer duvida me chame...bons estudos :)

Explicação:

Perguntas similares