• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: rafaelc8009
  • Perguntado 6 anos atrás

O que é respeitar as diferenças?

Respostas

respondido por: xmaju
3

Resposta:

ExplicEntre as principais riquezas da humanidade está a diversidade entre os povos. Diferenças de cultura, raça e crença tornam o mundo mais interessante e repleto de aprendizagens. No entanto, essa diversidade nem sempre é encarada como um fator importante para o desenvolvimento humano.

A intolerância e o preconceito ainda se manifestam fortemente em pleno século XXI. Perseguições e violências baseadas apenas nas diferenças são noticiadas todos os dias. Diante desta triste realidade, pais e educadores precisam selar uma parceria para formar jovens tolerantes, que respeitem as diferenças e que lutem para afastar de vez o preconceito ainda tão presente na sociedade atual.ação:

respondido por: sofickdrinck88
2

Resposta:

Respeitar o diferente não é convencê-lo a aderir ao modelo de comportamento que eu apresento como correto ou que a mídia determinou como correto. Tal forma de respeito na realidade é um sutil autoritarismo, um convencimento de que o diferente tem que ser igual a mim mesmo se eu o afirmo como diferente. Sou eu que afirmo o outro/a como diferente.

explicação

espeito. Sua origem está no latim respectus e indica um sentimento de apreço, consideração, deferência, algo que merece um segundo olhar, uma segunda chance, uma segunda atenção. Respeito exige reciprocidade e aí entramos num terreno muito complexo que de certa forma está ausente nas instituições sociais mantidas pelo capitalismo vigente, o maior educador de nosso povo. E isto porque quando pensamos em respeito e reciprocidade já temos um quadro mental interpretativo em que submetemos uns aos outros.

Por isso colocar a palavra respeito como anterior às diferenças significa de certa forma limitá-las a uma espécie de ordem interpretativa visto que sozinha a palavra não se dá a si mesma um significado. E a pergunta que surge imediatamente é: quem estabelece o significado e a ordem do respeito, quem a determina, quem a promove? Estamos dessa forma diante das múltiplas interpretações e dos limites que a palavra respeito contém.

Respeito às diferenças sxais! Respeito às diferentes etnias! Respeito às diferentes idades! Respeito às leis! Respeito à floresta, a terra, aos rios, aos mares… Tudo tem que ter respeito, mas como se pode viver e entender algo mais desse respeito? O que fazer para que ele seja efetivo em favorecer o bem comum?

Perguntas similares