Respostas
Explicação:
o gerúndio deve ser usado em situações específicas: nas orações adverbiais, indicando circunstâncias como tempo, causa, modo, entre outras.
Quando os verbos são terminados em -NDO, como em falaNDO, brincaNDO, estudaNDO e correNDO, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.
Até aí, tudo bem, o gerúndio está cumprindo adequadamente o seu papel, perdendo algumas características de verbo e ganhando outras características de nome, não importa se substantivo, adjetivo ou advérbio.
Contudo, muitos falantes têm abusado da forma nominal, utilizando-a em situações em que ela é dispensável. Nesse caso, ocorre o famigerado gerundismo, muito discutido entre os estudiosos da língua. Enquanto muitos defendem esse fenômeno a partir do princípio de que a língua é dinâmica, portanto, mutável; outros, mais radicais, pregam que ele deve ser abolido da fala.
Observe alguns exemplos de gerundismo:
A empresa vai estar convocando os funcionários para trabalhar aos domingos.
A professora vai estar aplicando a avaliação na segunda-feira.
A empresa vai estar depositando o salário dos funcionários a partir de amanhã.
O gerundismo nada mais é do que o emprego do gerúndio para indicar ações futuras, subvertendo sua real função gramatical, que é a de indicar uma ação em andamento.
Observe agora as mesmas frases reescritas de forma direta, sem a interferência do gerundismo:
A empresa vai convocar os funcionários para trabalhar aos domingos.
A professora vai aplicar a avaliação na segunda-feira.
A empresa vai depositar o salário dos funcionários a partir de amanhã.
OU:
A empresa convocará os funcionários para trabalhar aos domingos.
A professora aplicará a avaliação na segunda-feira.
A empresa depositará o salário dos funcionários a partir de amanhã.
Essa é uma questão polêmica, mas é preciso optar pelo bom senso, afinal de contas, por que utilizar três verbos (vai estar fazendo, vai estar resolvendo) quando apenas um dá conta perfeitamente do recado?
Pense nisso e bons estudos!