• Matéria: Filosofia
  • Autor: BlackFil99
  • Perguntado 6 anos atrás

(Uem 2018) “De que todo o nosso conhecimento comece com a experiência, não há a mínima dúvida; pois de que outro modo a faculdade de conhecer deveria ser despertada para o exercício, se não ocorresse mediante objetos que impressionam os nossos sentidos e em parte produzem espontaneamente representações, em parte põem em movimento a nossa atividade intelectual de comparar essas representações, conectá-las ou separá-las, e deste modo transformar a matéria bruta das impressões sensíveis em conhecimento de objetos, que se chama experiência? [...] Mas, ainda que todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele origina-se da experiência.”(KANT, I. Crítica da razão pura. In: MARCONDES, D. Textos básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 117).A partir do texto citado, assinale o que for correto. * 3 pontos b) As representações sensíveis das coisas são espontâneas e não precisam de qualquer interferência dos sentidos. d) A faculdade de conhecer opera sobre as representações das coisas advindas por meio dos sentidos e nega novos conhecimentos. a) O conhecimento tem seu início na experiência sensível; isso significa, todavia, que ele esteja preso à experiência. c) A faculdade de conhecer pode produzir conhecimentos por si mesma, visto que as impressões sensíveis não são a origem de todo o conhecimento.

Respostas

respondido por: elamambretti
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O conhecimento para Kant:

c) A faculdade de conhecer pode produzir conhecimentos por si mesma, visto que as impressões sensíveis não são a origem de todo o conhecimento.

Para Kant, o conhecimento humano pode ser divido em dois grupos: conhecimento empírico e conhecimento puro. O conhecimento empírico contribui para  o aumento quantitativo do conhecimento. O conhecimento puro não aumenta o  conhecimento, apenas o desdobra, sem acrescentar  nada de novo.

Portanto, em Kant, apesar da origem do conhecimento ser a experiência, existem certas condições a priori para que as  impressões sensíveis se convertam em conhecimento, assim, o conhecimento tem seu início na experiência sensível, porém isso não significa que ele esteja preso à experiência e limitado por ela.

Bons estudos!

respondido por: aghatacarvalho97
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Resposta:

A, C

Explicação:

o conhecimento humano tem início com a experiência sensível - a qual poderia “despertar” nos indivíduos a faculdade de conhecer  - mas não se limita à ela, como  no trecho “ainda que todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele origina-se da experiência”,

para Kant, os indivíduos possuem faculdades cognitivas que possibilitam a experiência, as quais estariam presentes nos indivíduos desde o nascimento, não dependendo de nenhuma condição para originá-las

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