(Uem 2018) “De que todo o nosso conhecimento comece com a experiência, não há a mínima dúvida; pois de que outro modo a faculdade de conhecer deveria ser despertada para o exercício, se não ocorresse mediante objetos que impressionam os nossos sentidos e em parte produzem espontaneamente representações, em parte põem em movimento a nossa atividade intelectual de comparar essas representações, conectá-las ou separá-las, e deste modo transformar a matéria bruta das impressões sensíveis em conhecimento de objetos, que se chama experiência? [...] Mas, ainda que todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele origina-se da experiência.”(KANT, I. Crítica da razão pura. In: MARCONDES, D. Textos básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 117).A partir do texto citado, assinale o que for correto. * 3 pontos b) As representações sensíveis das coisas são espontâneas e não precisam de qualquer interferência dos sentidos. d) A faculdade de conhecer opera sobre as representações das coisas advindas por meio dos sentidos e nega novos conhecimentos. a) O conhecimento tem seu início na experiência sensível; isso significa, todavia, que ele esteja preso à experiência. c) A faculdade de conhecer pode produzir conhecimentos por si mesma, visto que as impressões sensíveis não são a origem de todo o conhecimento.
Respostas
O conhecimento para Kant:
c) A faculdade de conhecer pode produzir conhecimentos por si mesma, visto que as impressões sensíveis não são a origem de todo o conhecimento.
Para Kant, o conhecimento humano pode ser divido em dois grupos: conhecimento empírico e conhecimento puro. O conhecimento empírico contribui para o aumento quantitativo do conhecimento. O conhecimento puro não aumenta o conhecimento, apenas o desdobra, sem acrescentar nada de novo.
Portanto, em Kant, apesar da origem do conhecimento ser a experiência, existem certas condições a priori para que as impressões sensíveis se convertam em conhecimento, assim, o conhecimento tem seu início na experiência sensível, porém isso não significa que ele esteja preso à experiência e limitado por ela.
Bons estudos!
Resposta:
A, C
Explicação:
o conhecimento humano tem início com a experiência sensível - a qual poderia “despertar” nos indivíduos a faculdade de conhecer - mas não se limita à ela, como no trecho “ainda que todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele origina-se da experiência”,
para Kant, os indivíduos possuem faculdades cognitivas que possibilitam a experiência, as quais estariam presentes nos indivíduos desde o nascimento, não dependendo de nenhuma condição para originá-las