Respostas
Resposta:
Quando pensamos em adotar uma alimentação saudável logo nos vem à cabeça o questionamento de por onde começar. Por isso, conhecer a pirâmide alimentar é uma ótima forma de se orientar; ela indica quais são os alimentos que possuem os nutrientes essenciais para o nosso dia a dia, promovendo a saúde e nos prevenindo de doenças.
Explicação:
Entenda os princípios da pirâmide alimentar
Energéticos – constituídos pelos carboidratos;
Reguladores – constituídos pelas vitaminas, minerais e fibras (frutas, verduras, legumes);
Construtores – constituídos pelas proteínas de origem vegetal e animal;
Energéticos extras – compostos pelos açúcares e gorduras em geral, que devem ser ingeridos de maneira restrita. Além da água.
1. Cereais, pães e tubérculos
É o maior grupo alimentar e compõe a base da pirâmide alimentar, são os nutrientes energéticos. Nele, encontram-se os alimentos fontes de carboidratos como aveia, pão, arroz, farinhas integrais, batata doce entre outros. Na pirâmide, o consumo destes é priorizado, pois são as principais fontes de energia do organismo, com carboidratos complexos (ricos em fibras), vitaminas do complexo B e fibras.
2. Hortaliças
Neste encontram-se as verduras e os legumes. Ao consumi-los seu organismo receberá vitaminas, minerais e fibras. São essenciais para a regulação de diversas funções metabólicas e funcionamento adequado do organismo. No entanto, a ingestão inadequada pode levar a estados de carência e a manifestações clínicas.
3. Frutas
Assim como as hortaliças, as frutas são fontes de fibras, vitaminas e minerais essenciais ao equilíbrio e funcionamento regular do organismo.
4. Leguminosas
Neste grupo encontram-se os grãos, como: feijões, lentilha, grão de bico, soja e oleaginosas. Além do aporte proteico, são boas fontes de fibras. As leguminosas são fontes de proteínas de origem vegetal.
5. Carnes e ovos
Este é o principal grupo fonte de proteínas de origem animal, que é um nutriente essencial para a formação de tecidos, enzimas e anticorpos. São ricas também em ferro e vitaminas B6 e B12 que têm efeito preventivo nas anemias. De acordo com a pirâmide, seu consumo deve ser de no máximo duas vezes ao dia, pois estes alimentos são geralmente ricos em gorduras saturadas e colesterol, por isso prefira as carnes magras.
6. Leite e derivados
Os alimentos deste grupo também fornecem proteínas ao organismo, além de cálcio, nutriente fundamental para constituição óssea e dentes. O consumo deve ser moderado, pois nos integrais há presença de gordura saturada e colesterol. Por isso, prefira leite e derivados desnatados.
7. Óleos e gorduras
São alimentos fonte de energia e são responsáveis pelo transporte de vitaminas do complexo B. Por serem ricos em calorias, sua ingestão deve ser moderada e equilibrada. É preferível optar pelos alimentos fontes de gorduras boas como óleo vegetal, azeite de oliva extra virgem, linhaça, castanhas e amêndoas.
8. Açúcares e doces
Este grupo na pirâmide alimentar é composto por açúcar, mel, doces e produtos açucarados como achocolatados, por exemplo. São carboidratos simples, não tem fibras. São pobres em nutrientes e seu consumo deve ser esporádico.
3 benefícios da pirâmide alimentar
1. As informações contidas na pirâmide alimentar facilitam o entendimento dos nutrientes oferecidos, já que os alimentos são divididos em grupos, podendo reduzir o risco de obesidade e de carências nutricionais.
2. Facilita na escolha dos alimentos para ingestão diária, que permite uma alimentação saudável e, portanto, um físico melhor preparado e apto a realizar atividades físicas sem grandes esforços.
3. Auxilia no consumo equilibrado de alimentos e promove menor ingestão de gorduras saturadas e colesterol, incentivando o maior consumo de frutas, legumes e verduras. Desta forma, o risco de doenças como diabetes e colesterol é menor.