(UNESP/2012-2)Em um laboratório, um pesquisador aqueceu um segmento de dupla fita de DNA de modo que obteve duas fitas simples complementares. Ao sequenciar uma dessas fitas, encontrou a relação (A + G)/(T + C) = 0,5, ou seja, o número de adeninas somado ao número de guaninas, quando dividido pelo número de timinas somado ao número de citosinas, resultou em 0,5.Em função dessas informações, pode-se afirmar que o aquecimento foi necessário para romper as _______ e que a relação (A + G)/(T + C) na fita complementar foi de _____. As lacunas são preenchidas correta e respectivamente por: *
A) pontes de hidrogênio e 2,0.
B) pontes de hidrogênio e 1,0.
C) pontes de hidrogênio e 0,5.
D) ligações fosfodiéster e 1,0.
E) ligações fosfodiéster e 2,0.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação passo a passo:
Em fitas complementares, as bases nitrogenadas estão em número inverso. Por exemplo, se em uma das fitas tem 5 Guaninas e 3 Citosinas, na outra vai ter 3 Guaninas e 5 Citocinas.
Assim, se a relação (A+G)/(T+C) em uma das fitas é 0,5, na fita complementar essa relação vai ser o inverso, logo, 2
Porque: 0,5 = 1/2, logo o inverso é 2/1, que é 2.
Pode-se afirmar que o aquecimento foi necessário para romper as pontes de hidrogênio e que a relação (A + G)/(T + C) na fita complementar foi de 2,0 (Alternativa A).
O que ocorre ao aquecer uma fita de DNA?
Uma fita de DNA é constituída por duas fitas complementares, que são unidas por ligações de hidrogênio.
Nesse laboratório, ao aquecer a fita, o pesquisador mudou sua natureza, fazendo com que se rompessem estas ligações de hidrogênio, o que resultou na separação das duas fitas complementares.
Desse modo, podemos afirmar que o aquecimento foi necessário para romper as pontes de hidrogênio.
Outro ponto da questão, é que o enunciado aponta a relação (A + G)/(T + C) = 0,5 para a primeira fita, pedindo essa relação no caso da outra.
Temos então que (A + G)/(T + C), na segunda fita, é igual a um valor desconhecido para nós.
Sabemos que a adenina (A) liga-se com a timina (T), enquanto a citocina (C) liga-se a guanina (G). Sendo assim, se na primeira fita temos A + G / T + C = 0,5, na segunda teremos T + C / A + G = 0,5.
Contudo, note que o enunciado não pede o valor de T + C / A + G da segunda fita, e sim de A + G / T + C desta mesma fita. Sendo assim, precisamos do resultado da relação inversa.
Nesse caso, temos: T + C / A + G = 1/2 = 0,5 que invertido torna-se A + G / T + C = 2/1 = 2,0.
Aprenda mais sobre DNA:
https://brainly.com.br/tarefa/20537828
#SPJ3