Datas
Calendário é um pouco como sinal de trânsito, que também nos manda parar, andar e fazer como os outros. E que obedecemos, nem sempre de boa vontade, para que a vida continue. O calendário também serve para organizar os sentimentos. O que faríamos com o nosso espírito natalino se não houvesse o Natal?
Não teríamos como exercê-lo ou o esbanjaríamos em qualquer data, sem qualquer sistema.
Há os que se rebelam contra o calendário e vivem pelas suas datas particulares. Fazem Carnaval o ano inteiro, réveillons todo fim de semana – ou Quaresmas permanentes. Mas estou falando de gente razoavelmente normal, como você e eu. Aceitamos as convenções do calendário como aceitamos as outras regras do convívio humano – inclusive as de trânsito – para não atrapalhar o fluxo social. E mesmo sozinhos precisaríamos delas. O primeiro ato racional de Robinson Crusoé na sua ilha deserta foi estabelecer um calendário.
Só então, situado nas suas datas, partiu para pôr ordem na sua solidão. Podemos saber que o Natal é a data máxima do comércio sem que isso diminua sua importância no nosso fluxograma afetivo. Robinson determinou que um dia seria o de Natal, mesmo que não fosse o certo. Ele não precisava da data exata. Precisava do sentimento. Pelo menos uma vez por ano.
Na nossa casa, que não é uma casa religiosa, certas datas são observadas religiosamente.
No Natal, nos reunimos com amigos para trocar presentes, comer peru e comemorar, não os remotos mistérios da Natividade ou do preço à vista ou em três vezes, mas o milagre de estarmos juntos. Também temos nossos rituais particulares. Toda véspera de Natal escolhemos uma música a ser tocada, em alto volume, para saudar a meia-noite.
No trecho “Não teríamos como exercê-lo...” (2° parágrafo), o pronome destacado refere-se ao
(A) calendário.
(B) espírito natalino.
(C) Natal.
(D) sistema.
A música deste ano repetiu a do ano passado, Saudade da Guanabara, do Aldir Blanc e do Moacyr Luz, talvez numa homenagem inconsciente ao Vasco. (Na nossa casa, sabemos que estamos ficando velhos quando passamos do grupo que diz “Bota mais alto” para o grupo que diz “Não dá para abaixar um pouquinho?”.
Respostas
respondido por:
9
Oieh, tudo bem?
Se refere ao espírito natalino.
Letra B
Espero ter ajudado!
Lorenza15:
Tenho
respondido por:
0
Resposta:
Letra (B)
Explicação:
eu estou fazendo o mesmo exercício.
Que conhecidencia<3
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás