33. Há no Romantismo nacional uma expressão evidente do culto da nacionalidade, o qual, tomado num sentido mais amplo, se manifesta também em lutas pela afirmação da liberdade política e determina a exaltação de valores e tradições. Esse sentimento é tomado também nos seus aspectos sociais, sob o apanágio dos direitos do homem livre, razão de ser do movimento abolicionista e matéria para o romance, para o teatro e para a poesia da época.
(Adaptado de: CANDIDO, Antonio e CASTELLO, José Aderaldo. Presença da Literatura Brasileira I. Das origens ao
Romantismo. São Paulo: DIFE, 1974, p. 207208)
A evidência do culto da nacionalidade de que fala o texto pode ser comprovada no projeto de um copioso autor romântico, investido de seu papel de escritor brasileiro. Nesse projeto,
A. José de Alencar busca alcançar épocas, espaços e culturas distintas da nossa história. B. Machado de Assis abraça vários gêneros literários comprometidos com os vários regionalismos.
C. Aluísio Azevedo dedica-se a estudar a fundo o que entendia por psicologia do caráter nacional.
D. Manuel Antônio de Almeida estimulou, em suas crônicas, a propagação de revoltas libertárias.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra a
Explicação:
José de Alencar foi o autor que apresentou um projeto literário nacionalista. Por esse motivo, organizou suas obras em temáticas histórica, indianista, regionalista e urbana, retratando as diversas faces de um Brasil recém- independente.
As demais alternativas estão incorretas, pois: [B] Machado de Assis é estudado como autor realista;
[C] Aluísio Azevedo escreveu obras naturalistas; [D] ManuelAntônio de Almeida não escreveu crônicas com tal teor político;
[E] Bernardo Guimarães é considerado introdutor do gênero bestialógico na poesia brasileira.
Resposta: Letra a
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás