Respostas
Resposta:
As substâncias orgânicas são aquelas que são formadas pelo elemento carbono. Atualmente, são conhecidos mais de 19 milhões de compostos orgânicos e por isso existe um ramo da Química destinado apenas para o estudo desses compostos, a Química Orgânica.
Antigamente se pensava que todas as substâncias orgânicas eram naturais, ou seja, que só podiam ser produzidas dentro dos organismos vivos, como os vegetais e os animais. A ureia (CO(NH2)2(s)), por exemplo, é um composto orgânico produzido no fígado dos animais e dos humanos, sendo posteriormente filtrada pelos rins e eliminada na urina e no suor.
Assim, acreditava-se que esse composto orgânico nunca poderia ser sintetizado. Mas isso mudou em 1828, quando o cientista Friedrich Wöhler (1800-1882), através de um experimento, reagiu dois compostos inorgânicos, o cianeto de prata (AgCN(s)) e o cloreto de amônio (NH4Cl(s)), originando a ureia.
Friedrich Wöhler (1800-1882) demonstrou que substâncias orgânicas naturais podem ser sintetizadas em laboraório
Desse modo, ficou comprovado que existem substâncias orgânicas que podem ser sim sintetizadas em laboratório. Por exemplo, o polietileno, o teflon e a fórmica são compostos orgânicos que formam polímeros sintéticos (plásticos), mas não são substâncias naturais orgânicas, pois são produzidos em laboratório e não são biodegradáveis (não são degradados pelos micro-organismos).
As substâncias naturais orgânicas são, então, aquelas produzidas pelos seres vivos (animais ou vegetais), sendo denominadas de biomoléculas.
Essas substâncias estão presentes em uma diversidade muito grande de lugares e seria impossível enumerarmos todas aqui. Os compostos orgânicos naturais estão presentes em todos os alimentos que ingerimos, nos combustíveis derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel, além do próprio corpo humano, que é formado por mais de 60% em massa de compostos orgânicos.
Mas vamos falar um pouco sobre o que chamamos de polímeros naturais, isto é, macromoléculas orgânicas naturais muito importantes para a manutenção da vida. Veja alguns exemplos:
* Carboidratos: a glicose é um exemplo de carboidrato (ou hidrato de carbono) que se liga para formar celulose e amido , que são polímeros de condensação naturais.
A glicose é uma substância orgânica natural produzida pelos vegetais por meio da reação de fotossíntese mostrada a seguir:
6 CO2(g) + 6 H2O(l) + luz solar → C6H12O6(aq) + 6 O2(g)
gás carbônico + água + luz solar → glicose + gás oxigênio
O interessante é que os vegetais produzem substâncias naturais orgânicas a partir de substâncias naturais inorgânicas (água e gás carbônico).
A celulose formada a partir da glicose constitui a parede celular de praticamente todas as plantas. Nós ingerimos a celulose principalmente através de folhas verdes, o que estimula a salivação, a produção de suco gástrico e regulariza o funcionamento de nosso intestino.
Explicação: