por que o feitor do engenho, na fonte 1, deveria esperar a chegada do vinho em um navio do reino (portugal)? Por que o vinho não poderia ser produzido no brasil?
Respostas
Resposta:
Para comemoração do dia de São Francisco;
Em meados do século XVII aparece o primeiro registro histórico de cultivo da vinha no Rio Grande do Sul, associado à fundação das primeiras missões jesuíticas no sul do país, por missionários vindos da Argentina. Embora houvesse necessidade da produção de vinho para utilização na missa, a dificuldade de adaptação de variedades viníferas em nossas terras impediu a disseminação da vitivinicultura no Brasil.
Explicação:
O feitor do engenho deveria esperar a chegada do vinho em um navio do reino (Portugal) porque não havia produção de vinho na colônia.
E o vinho não poderia ser produzido no Brasil por causa do pacto colonial, que impedia que a colônia produzisse produtos manufaturados (como o vinho), que eram mais caros e poderiam gerar mais lucros.
Esclarecendo melhor:
Mesmo que houvesse terra fértil para a produção de uvas, a produção de vinho não poderia acontecer, pois não havia equipamentos nem a permissão da Coroa portuguesa para isso.
Esse pacto colonial funcionava mais ou menos assim:
> a colônia só podia comercializar com sua metrópole
> a colônia vendia matérias primas para a metrópole, que as comprava por preços bem baixos
> a metrópole vendia produtos manufaturados bem caros para a colônia, obtendo altos lucros e impedindo que a colônia enriquecesse