Respostas
respondido por:
0
Quatro vantagens do encapsulamento:·
O objeto é disponibilizado ao usuário com toda a sua funcionalidade, sem a necessidade de conhecermos seu funcionamento ou armazenamento interno;
· É possível modificar um objeto internamente, acrescentando métodos, sem que isto afete os outros componentes do sistema que utilizam o objeto modificado;
· O processo de desenvolvimento de sistemas é acelerado e simplificado, já que os usuários dos objetos não precisam necessariamente saber como eles são constituídos internamente;
· A implementação de um comportamento pode ser modificada radicalmente sem que haja impacto no resto do programa. Isto é possível porque o código que utiliza o objeto não depende da maneira que ele é implementado.
Duas Desvantagens:
- Tudo o que o usuário externo precisa conhecer a respeito de uma classe encontra-se em propriedades ou métodos declarados como públicos (public).
- Somente os códigos membros da classe são capazes de acessar seus métodos e variáveis privados. Isso garante que não ocorrerão ações inadequadas, mas exige que a interface pública seja planejada com cautela para que o funcionamento interno da classe não seja muito exposto.
O objeto é disponibilizado ao usuário com toda a sua funcionalidade, sem a necessidade de conhecermos seu funcionamento ou armazenamento interno;
· É possível modificar um objeto internamente, acrescentando métodos, sem que isto afete os outros componentes do sistema que utilizam o objeto modificado;
· O processo de desenvolvimento de sistemas é acelerado e simplificado, já que os usuários dos objetos não precisam necessariamente saber como eles são constituídos internamente;
· A implementação de um comportamento pode ser modificada radicalmente sem que haja impacto no resto do programa. Isto é possível porque o código que utiliza o objeto não depende da maneira que ele é implementado.
Duas Desvantagens:
- Tudo o que o usuário externo precisa conhecer a respeito de uma classe encontra-se em propriedades ou métodos declarados como públicos (public).
- Somente os códigos membros da classe são capazes de acessar seus métodos e variáveis privados. Isso garante que não ocorrerão ações inadequadas, mas exige que a interface pública seja planejada com cautela para que o funcionamento interno da classe não seja muito exposto.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás