O agente comunitário de saúde (ACS) atua na promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade. E fica responsável pelo "cuidado e acompanhamento” de uma micro área com até 750 pessoas atendidas pela assistência básica da unidade de saúde da comunidade. Mas existem alguns desafios enfrentados pelo ACS que comprometem o acesso e contato com a família podendo prejudicar seu cadastramento e no sistema básico de saúde. Por isso, vamos discutir sobre como sobrepor os desafios para a realização da visita domiciliar e como fazer o cadastramento através do preenchimento correto das fichas VD/e-SUS AB v1.3.0 de cadastramento e registro no SISAB/e-SUS.
Respostas
respondido por:
3
O agente comunitário de saúde realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, tais atividades são realizadas por meio de ações educativas e visitas aos domicílios.
Esses agentes fazem parte do programa da saúde da família, é muito comum que as pessoas recebam em suas casas visitas desses profissionais para conscientizar e prevenir doenças.
Alguns desses profissionais encontram dificuldades como o difícil acesso a áreas isoladas (isso ocorre principalmente em cidades pequenas) ou mesmo a resistência dos moradores de cumprir com as recomendações, é muito comum por exemplo nas campanhas de prevenção a dengue os moradores não cumprirem tudo que foi pedido.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás