Pesquise a respeito de 2 Casos ou Escândalos de Corrupção nos Esporte, após isso responda às seguintes questões: a) Quais foram os escândalos? b) Em qual país aconteceu ou quais países foram envolvidos? c) Qual foi a punição que receberam por serem corruptos? d) Relate em que ano isso aconteceu e em quais eventos.
Respostas
Resposta:
Há mais de três décadas, veio a público o Totonero 1980, um escândalo que envolvia manipulação de resultados nas Séries A e B do Campeonato Italiano. Jogadores "vendiam" as partidas por dinheiro. Clubes grandes italianos estiveram no olho do furacão, como Milan e Lazio - que foram rebaixados para a segunda divisão - entre outros. O atacante Paolo Rossi, carrasco do Brasil na Copa de 1982, atuava no Perugia e foi suspenso por três anos - punição reduzida posteriormente para dois.
Além deste caso, o futebol italiano também viu episódios semelhantes, como o Totonero 1986 e o Calcioscommesse, de 2011. O Calciopoli, de 2006, foi um dos maiores escândalos de corrupção da Velha Bota. No entanto, neste caso, os maiores beneficiados eram os clubes - que selecionavam os árbitros para seus jogos - e não os apostados. Outras potências do futebol também viram suas reputações arranhadas por manipulações de resultados. A Alemanha teve episódio semelhante em 2005, no caso envolvendo o árbitro Robert Hoyzer.